Luanda - O flautista angolano Banilson Barras e o pianista russo Alexey Shakitko animaram, quinta-feira, em Luanda, o concerto clássico que visa educar e sensibilizar o público, especialmente as novas gerações, da importância das artes sonoras.
O concerto enquadra-se no ciclo denominado “Avenida dos Tempos”, promovido pelo artista russo Alexey Shakitko.
Na ocasião, o flautista angolano e pianista russo levaram a assistência a verdadeira nostalgia e aplausos fruto das músicas tocadas numa simbiose de piano e flauta.
Ao falar à ANGOP, Alexey Shakitko disse que os espectáculos que tem realizado visam formar o público conhecedor de artes.
“Nós estamos a viver na época em que precisamos justificar a arte e hoje estou a fazer da minha forma que é sensibilizar e formar realmente o público crítico”, afirmou.
Alexey Shakitko reconheceu que no mercado angolano tem potencial de jovens na arte tendo realçado que eles têm futuro promissor.
Exortou a essa franja da sociedade angolana a primar sempre pela aquisição de conhecimento profundo da música de modo a elevar a criatividade da arte.
Por sua vez, Banilson Barras, que já toca flauta há 13 anos, disse ser a primeira vez a trabalhar com o pianista russo.
Considerou uma grande honra tocar o instrumento ao lado Alexey Shakitko, pois lhe possibilita ganhar mais experiência na arte para continuar a crescer profissionalmente.
“Na verdade, esse intercâmbio é muito importante para mim, porque me faz provar novas experiências para o lado mais clássico”, afirmou.
No momento, foram tocadas diversas músicas como do pianista russo Sergei Rachmaninoff, do compositor Alexander Scriabin, Mily Balakirev, entre outros.
O ciclo Avenida dos Tempos é uma viagem musical através de diferentes épocas e estilos, com o objectivo de decodificar a música erudita, tornando-a acessível a todos.
Estes concertos não apenas visam entreter, mas também educar e sensibilizar o público, especialmente as novas gerações, para os universos sonoros de diversos compositores e contextos históricos.
Através de uma linguagem envolvente, cada concerto oferece a oportunidade de mergulhar no processo criativo e nas histórias por trás de obras icónicas. AMC/SEC