Luanda - A angolana Bárbara Coimbra figura entre as três vencedoras do prémio "Voice for Change" no quadro do concurso Miss Universo 2023, realizado sábado, em El Salvador.
Junto das candidatas das Filipinas e de Porto Rico, a representante da beleza nacional foi escolhida pelo seu projecto social de impacto ambiental, numa selecção e competição que envolve 84 países.
"Não tenho palavras para expressar o quão orgulhosa sinto de mim mesma e das minhas colegas por termos vencido o prémio de melhor projecto social 'Voice for Change'. Esta é a maior recompensa que podíamos receber por acreditarmos que podemos transformar vidas, porque esta recompensa não é apenas para nós mas também para as comunidades que irão beneficiar do investimento dos nossos projectos", escreveu Bárbara Coimbra na sua página do Instagram.
O Miss Universo 2023 foi vencido pela Miss Nicarágua, Sheynnis Palacios. Anntonia Porsild, da Tailândia, e a australiana Moraya Wilson ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugares.
A edição deste ano ficou marcada por duas candidatas que são mães e casadas, duas mulheres transgénero, uma enfermeira "plus-size" e uma miss de 30 anos, sendo a edição mais diversa em mais de 70 anos. A mudança na regra é uma das maiores reviravoltas da história da competição, que antes só permitia mulheres solteiras, com idade entre 18 e 28 anos, que nunca foram casadas ou tiveram filhos.ART