Luanda - A artista Lilianne Kiame encontra-se na cidade de Hamburgo, na Alemanha, a participar do programa de Residência Artística Art School Alliance, com duração de cinco meses, soube hoje à ANGOP.
O programa que tem pela primeira vez uma participação angolana, surge de uma parceria entre o Goethe-Institut Angola e a Universidade de Belas Artes de Hamburgo (HFBK).
O mesmo tem como objectivo intensificar as ligações e o intercâmbio entre instituições de arte, estudantes de arte e jovens artistas de todo o mundo.
Em Hamburgo desde o início desta semana, Lilianne Kiame terá a oportunidade de colaborar com estudantes e professores da Universidade de Belas Artes de Hamburgo, durante o semestre de verão deste ano.
A selecção de Lilianne Kiame decorreu através de um edital para artistas angolanos, lançado pelo Goethe-Institut Angola em Outubro de 2023, em que concorreram 29 candidatos.
A artista é arquitecta de formação e participou na exposição colectiva "For a New Tomorrow", em Novembro de 2022.
Aberto desde 15 de Junho de 2009, o Goethe-Institut Angola foi o primeiro instituto alemão nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, cuja prioridade desde o início foi o trabalho de programação cultural.
O Goethe-Institut Angola ao longo deste tempo tem desenvolvido trabalhos em parceria com várias instituições e profissionais angolanos do sector cultural.
Lilianne Kiame é uma artista, arquitecta e designer angolana que incluiu no seu trabalho pinturas, esculturas, instalações e design industrial. Participou no desenho do Pavilhão da Paz para a 1ª edição da Bienal de Luanda, "Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz”, organizado pela UNESCO, União Africana e o Governo de Angola.
Como artista, teve a primeira exposição colectiva na Jahmek Contemporary em Luanda, intitulada "New Tomorrow”, ao lado de quatro artistas angolanos. Está a participar como ilustradora e designer na produção do filme "Hold Time for Me” de Fradique.
Ainda no campo artístico trabalhou na Geração 80, produtora de cinema, interessando-se em diversas etapas da produção e distribuição cinematográfica, bem como comunicação.
Artista contribuiu com uma escultura para a exposição performática no Fórum Humboldt em Berlim, intitulada "Chibinda Ilunga”. AB/OHA