Luanda - Uma delegação angolana participou, pela primeira vez, sábado, na Casa de Cultura de Torrejón, em Madrid (Espanha), no XIX Encontro Internacional Poético, Fotográfico, Pintura, Escultura Cenográfica e Música pela Paz (CIESART).
A delegação angolana, que se encontra desde sábado em Madrid para cumprimento do programa de agenda de dois dias, é composta por Egna Alegre de Sousa e Maria de Fátima Moniz, membros da CIESART.
O XIX Encontro Internacional CIESART é uma promoção da Câmara Internacional de Escritores e Artistas de Espanha.
O evento, com mais de 100 pessoas, contou com a presença da Presidente Geral da CIESART, Liliy Baylon, e Presidente de Madrid, Juanita Amador Bravo, e responsável pela organização deste evento pela Paz em Torrejon, Madrid.
Contou igualmente com Decanos de várias faculdades de Espanha, Portugal, Ucrânia e outros países da Europa, assim como Decanos do Peru, Chile, além de notáveis académicos, da Academia de Arte Ciências e Letras do Brasil, (ACILBRAS) e Academia Virtual de Poetas de Língua Portuguesa (AVPLP), Escritores, Poetas, Escultores, Pintores e Artistas que a organização destacou pelos seus trabalhos sociais, artísticos e académicos desenvolvidos nos últimos anos.
As participantes angolanas Fátima Moniz e Egna de Sousa foram empossadas como Membros da CIESART e representantes da Junta Directiva em Angola, onde desenvolverão as funções de Presidente e Vice-presidente, respectivamente.
Durante o evento, a presidente da CIESART, Liliy Baylon, enalteceu os poetas, escritores e artistas presentes pelo altruísmo ao darem o coração e alma para que a arte e a cultura aconteça e expresse o mais alto sentimento no ser humano, o amor, contribuindo desta forma para o cultivo da paz tão necessária no mundo actual e a interacção entre as variedades culturais que enriquecem o mundo artístico.
Nas várias intervenções, os participantes procuraram chamar atenção sobre a guerra que assola a Ucrânia e apelaram à paz naquele país é nas outras partes do globo, agradeceram a todos os membros que contribuíram com doações às vítimas de conflitos.
Destacaram a figura de Nelson Mandela como um dos precursores da paz, ditando suas frases e discursos que da forma de como expôs a inteligência ao serviço da paz.
As participantes angolanas destacaram a importância da paz para Angola, que sofreu décadas com um conflito, oferecerem um busto da Rainha Ginga a CIESART, recordando a rainha do reino do Ndongo e da Matamba como símbolo da resistência colonial e opressão dos povos e destacando a sua força feminina.
Recomendaram aos embaixadores da cultura a continuarem a trabalhar através de suas obras artísticas, designadamente, poesias, esculturas, pinturas e música na partilha de conhecimento e expansão da cultura no meio dos homens que fomentem a paz para um mundo sem guerra para as nossas crianças. SC