Luanda - Cinco filmes angolanos foram exibidos, este sábado, na sala da “sétima arte” de West Norwood Picturehouse, no Festival Pan Africano Internacional de Cinema de Londres.
Segundo uma nota de imprensa, foram exibidos os filmes “For Jade", de Baruch Nsangu, “ The Barber“, de Ngouabi Silva, “Nayola” (animação), de José Ribeiro, e os documentários “Mona Wazediwa”, de Henrique Sungu, e “Ondjélua”, de Eurico Pereira.
Convidada a dirigir-se aos presentes, a cônsul-geral de Angola em Londres, Luzia Dias dos Santos, agradeceu a iniciativa dos organizadores e considerou bastante gratificante a escolha do país como o tema do Festival.
A diplomata sublinhou que o evento é uma oportunidade para divulgar as potencialidades dos produtos culturais de Angola e para a troca de ideias sobre o presente, passado e o futuro do cinema angolano do ponto de vista da diáspora.
O Festival Internacional Pan Africano de Cinema de Londres, aberto de 18 a 25 de Outubro, decidiu, nesta edição 2024, escolher “Angola “ como tema central do evento, para destacar a produção cinematográfica feita por angolanos na diáspora.
Trata-se de um evento cinematográfico anual realizado na capital do Reino Unido, organizado pela Associação Comissão para o Festival Internacional de Cinema Pan Africano de Londres , com o objectivo de promover o cinema africano e fazer com que o público descubra o cinema de cada país africano e da diáspora.
Depois de na primeira edição ter destacado a República Democrática do Congo este ano esteve em evidência um close-up sobre a República de Angola denominado “ Angola Focus”, para permitir vender e promover a imagem e a cultura de Angola ao público britânico. VIC