Luanda - Angola participa da 7ª Reunião dos Estados-partes da Convenção de 1970, sobre Medidas de Protecção, Proibição, Exportação e Trafico Ilícito de Bens Culturais, que se realiza na sede da UNESCO, em Paris, desde terça-feira.
A delegação angolana é chefiada pela Secretária de Estado para a Cultura, Maria da Piedade de Jesus, acompanhada por quadros do Ministério da Cultura e Turismo.
A agenda de Trabalhos da reunião, que decorre até ao dia 2 de Junho, contempla diversos temas e documentos, como a apreciação dos Relatórios do Secretariado da Convenção e dos Estados-partes, a cooperação com os mercados de arte, os meios de fiscalização e de restituição de bens culturais, a sensibilização junto à sociedade, a observação do Guia Operacional da Convenção de 1970 culminando com a eleição do Comité Subsidiário da Convenção.
A Convenção de 1970, considerada o mais importante instrumento internacional de fiscalização e combate ao tráfico ilícito de bens culturais, constitui uma doutrina para a restituição dos bens culturais aos seus países de origem, como um princípio fundamental para a protecção do património e da identidade dos povos. VS/ART