Luanda - O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, participa, a 20 do corrente mês, na cerimónia anual em homenagem a chegada dos primeiros 20 escravos angolanos, aos Estados Unidos da América.
A cerimónia, que marca os 402 anos da chegada dos primeiros africanos saídos de Angola, terá lugar no Cemitério Tucker, na cidade de Hampton, Estado da Virgínia.
O evento pretende recordar o percurso dos angolanos e o rasto histórico que deixaram para as actuais gerações.
Em Maio último, os ministérios da Cultura, Turismo e Ambiente e das Relações Exteriores, a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) e a embaixada de Angola nos Estados Unidos da América promoveram, a partir de Luanda, um workshop, no formato virtual, cujo tema centrou-se no “Legado da escravidão para os africanos e afro-americanos: Património Cultural”.
Os primeiros navios portugueses transportando africanos, que tinham sido raptados e vendidos como escravos no território que viria a ser Angola, chegaram à cidade de Jamestown, no Estado da Virgínia, na altura uma colónia britânica, em Agosto de 1619.