Luanda - Angola vai acolher, quinta e sexta-feira, em Luanda, a II reunião extraordinária dos ministros da cultura da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
De acordo com uma nota do Ministério da Cultura e Turismo, a que ANGOP teve acesso hoje, a reunião visa estabelecer um diálogo e a troca de boas práticas sobre assuntos de interesse mútuo entre os estados membros.
A I reunião aconteceu em Setembro de 2022, no formato híbrido (presencial e virtual), a partir da cidade do México, à margem da Conferência Mundial sobre Políticas Públicas Culturais e Desenvolvimento Sustentável.
Os ministros decidiram neste encontro, entre outras, mandatar o Secretariado Executivo da CPLP, em estreita articulação com a Reunião de Pontos Focais da Cultura da comunidade, a apresentar uma proposta de instrumento de referência para a promoção da cooperação multilateral no domínio das Políticas Públicas Culturais para o Desenvolvimento Sustentável da organização, na próxima Reunião de Ministros da Cultura, tendo em vista a identificação de uma estratégia comum.
Adoptar a resolução sobre o fortalecimento dos mecanismos de diálogo institucional com os Observadores Associados da CPLP, no contexto de eventos internacionais culturais e de promoção da língua portuguesa, partilha de boas práticas, identificação e implementação conjunta de actividades, constam também decisões saídas naquele encontro.
A consolidação da cooperação multilateral no campo da cultura constitui um tema de relevância política e estratégica permanente para a “Comunidade dos Países de Língua Portuguesa- CPLP”.
Neste contexto, para esta organização comunitária, a cultura é muito mais do que um ramo de cooperação. A língua portuguesa é, sobretudo, a base para a identidade dos Estados Membros e a amizade, que se manifesta na promoção de um conhecimento mútuo e consequente aproximação entre os povos. SJ/ART