Cuito - O grupo carnavalesco Centro Geodésico, do município de Camacupa, conquistou, neste sábado, o desfile infantil do Carnaval na província do Bié, edição 2025, com 167.5 pontos, destronando, assim, o agrupamento P'olomambo, do Andulo, vencedor da edição passada.
Com o tema Ensino, produção e segurança alimentar, o vencedor superou na concorrência outros 18 grupos, nas categorias de melhor dança, painel e alegoria. Levou como prémio um milhão e 500 mil kwanzas, contra um milhão atribuídos em 2024.
Na segunda posição ficaram os Candengues da Terra do Perdão (Cuito), com 162 pontos. Foram agraciados com um milhão de kwanzas. No terceiro lugar se posiciounou
o Havemos de Voltar (Andulo), com 149 pontos. Levou como estímulo 800 mil.
Foram ainda premiados os quarto e o quinto classificados, nomeadamente Cassules da Nascente do Kwanza (Chitembo) e Cassules de 22 de Novembro (Cunhinga). Arrebataram 600 e 400 mil kwanzas.
O corpo de júri, liderado por Elizeth Amaral, atribuiu ainda o prémio de melhor corte ao Cuito e de melhor comandante ao município do Chinguar.
Todos os outros grupos receberam 200 mil como prémio de participação.
Os 19 concorrentes apresentaram temas educativos focados na prevenção da cólera, no resgate dos valores culturais, na valorização da educação, na promoção da identidade cultural, no repúdio à violência contra crianças, na exploração de menores dente outros.
O acto decorreu na Avenida Sagrada Esperança e contou com a presença da governadora provincial do Bié, Celeste Adolfo, entre outros convidados.
O desfile de adultos acontece segunda-feira, no mesmo local, com a participação de 19 grupos. AS/PLB