Luanda – Com a interpretação de três músicas, a cantora Ângela Ferrão animou a cerimónia de Abertura do I Fórum Internacional da Mulher para a Paz e Democracia, que decorre desde esta quinta-feira, em Luanda.
Com as músicas “Wanga”, “Céu Azul” e “Malaika”, esta ultima de Merian Makeba, a cantora entreteu figuras importantes como a ex-Presidente da Libéria, Ellen Johnson, ex-Vice-Presidente da Costa Rica, Epsy Cambell Barr, representantes das Nações Unidas e diplomatas, participantes ao evento.
A apresentação da artista se insere na antevisão do que vai acontecer, do ponto de vista cultural, na Bienal de Luanda, enquanto espaço de reflexão e divulgação de obras artísticas, ideias e boas práticas relacionadas à paz.
Quanto ao evento, Ângela Ferrão considerou ser um ambiente importante para a discussão dos problemas das mulheres africanas, em particular das angolanas.
Os presentes foram ainda brindados com uma exposição colectiva de artistas angolanas, denominada "Ressonância".
Durante os dois dias, estão ainda reservados para a área cultural, a apresentação dos músicos, Nanuto, Selda, Afrikanita e Sanguito, bem como visitas ao Museu de História Militar e ao Memorial Dr. António Agostinho Neto.
“Os desafios da globalização no processo de empoderamento do género”, “Inovação Tecnológica e educação para o alcance da igualdade do género”, “A formalização como mecanismo de inclusão social e financeira”, “Desafios da segurança alimentar e alterações climáticas no continente africano” e o “Papel da mulher na consolidação da paz e preservação de conflitos” são os assuntos agendados para debate no encontro internacional.
O fórum terá como público-alvo mulheres líderes de organizações regionais africanas, Mulheres Líderes, chefes de governo e membros dos Palops, CPLP e OEACP, Organizações Internacionais e Nacionais, Representantes de Missões Diplomáticas, representantes e de entidades do sector público, empresas públicas e privadas e entidades do sector privado.
Natural de Amboim, Gabela, província do Cuanza Sul, onde nasceu a 7 de Maio de 1976. Começou a dar os primeiros passos na canção com cinco anos de idade, precisamente em 1981, quando integrou nos programas "Piô Piô, na C.A.D.A da Rádio Nacional de Angola (RNA), na Gabela. ANM/ART