Talatona - A Angolana Mariana André de Sousa, residente na Sapu, município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, celebrou esta quinta-feira 118 anos de idade, tendo a fé como pilar de sustentação da própria história.
Matriarca de uma família de oito filhos e 36 netos, Mariana André de Sousa recebeu uma festa diferente para comemorar a data, rodeada de filhos, netos, bisnetos e outros parentes.
Nascida no município da Banga, província do Cuanza-Norte, a 27 de Junho de 1906, referiu que chegar aos 118 anos é um privilégio, carregando na idade marcas e muitas histórias de vida.
Explicou que viu a vida passar diante dos olhos como um filme, apontando como segredo da longevidade a fé como pilar de sustentação da própria história e o consumo de alimentos saudáveis.
Raimundo José, um dos filhos da surpercentenária, deu conta de que tem cuidado pessoalmente da mãe, gerindo todas as situações relativas à vida da matriarca.
"Estamos diante de uma forma de amor, porque temos que a preservar. A festa representa a união familiar, o desejo de estarmos sempre juntos para comemorar a vida da mãe da melhor forma", contou.
Descreveu a progenitora como uma pessoa simples que sempre viveu uma vida no interior, cuidando da casa, dos filhos e do marido, mas muito guerreira e temente a Deus.
Chegar aos 118 anos com lucidez e saúde é motivo de agradecimento, referiu.
Por sua vez, a administradora do município do Kilamba Kiaxi, Naulila André, disse ser uma honra conhecer uma munícipe de 118 anos de idade, de quem se pode aproveitar muitos ensinamentos.
Naulila André reafirmou que a administração vai continuar a proporcionar momentos de homenagens como estes, aos demais anciões .VS/MAG