Luanda – A exposição “Inspiração e Sagrada Esperança”, do artista plástico Álvaro Macieira, estará patente a partir de quinta-feira, em Luanda, agregando cem obras diversas.
Segundo o curador Kabudi-Ely, a amostra estará patente, no Memorial António Agostinho Neto, até ao dia 15 de Novembro do corrente ano.
Em declarações nesta terça-feira à ANGOP, Kabudi-Ely avançou que a exposição agrega obras de artes como pintura, escultura, cerâmica, gravura e tecelagem artística de mais de 50 autores, reunidas ao longo de três décadas.
Sobre o nome da amostra, explicou que serve para enaltecer os feitos do Presidente Agostinho Neto, por ser impulsionador da construção de uma identidade e cultura nacional e pela influência que a obra Sagrada Esperança exerceu na geração e na vida do artista coleccionador.
Nascido no dia 13 de Maio de 1958 na Vila de Sanza-Pombo, na província do Uíge, Álvaro Macieira é jornalista, escritor e consultor cultural.
É membro da União dos Escritores Angolanos (UEA) e da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP). Publicou os livros “Castro Soromenho: Cinco Depoimentos”, “Cantos de Amor” e “Séculos de Amor”.
Como artista plástico, Álvaro Macieira chegou a ganhar fama nacional e internacionalmente, tendo revelado esta sua faceta em 1998.
As suas obras foram exibidas em várias capitais do mundo, com destaque para Washington, Paris, Moscovo, Berlim, Hanôver e Abuja. AMC/OHA