Uíge - Uma fábrica de olaria, com capacidade para a produção de 450 peças/dia, foi inaugurada esta sexta-feira, na aldeia Nzambi, que dista a 29 quilómetros da sede capital da província do Uíge.
Financiado pela Fundação BAI, num orçamento de AKZ 50 milhões, o empreendimento vai beneficiar cerca de 134 mulheres organizadas em cooperativas.
Construída numa área de 594 metros quadrados, a fábrica vai dedicar-se à confecção de panelas, pratos, jarros, chávenas e fogareiros.
A infra-estrutura, construída num período de quatro meses, conta com salas de trabalho, modelagem, armazenamento, secagem, forno, estocagem de lenha e um armazém.
Ao intervir no acto de inauguração da fábrica, a delegada da Fundação BAI, Tchissola Mosquito, disse que o projecto vai melhorar as condições de trabalho e de sustentabilidade das mulheres da aldeia que se dedicam à arte de olaria.
Reconheceu que a arte de fabrico de olaria naquela localidade, apesar de ser secular, não era potenciada, devido às condições em que as mulheres exerciam a actividade.
" A intenção da Fundação BAI é tornar os projectos sustentáveis e permitir que as comunidades possam caminhar sozinhas", acrescentou.
Por sua vez, a vice-governadora do Uíge para os serviços Técnicos e Infra-estruturas, Helena Pereira, assinalou que o projecto vai permitir que os habitantes da comunidade tenham renda para o sustento das suas famílias.
Esclareceu que, no âmbito do Programa de Combate à Pobreza, o Governo Provincial do Uíge vai continuar a implementar projectos que visam formar e capacitar mulheres para o seu empoderamento.
Sobre o projecto
O projecto Mãos, identidade e património visa promover a preservação cultural através da capacitação de jovens e adultos na prática da olaria, uma arte tradicional que tem sido transmitida de geração em geração.
A estratégia envolve a realização de oficinas, a formação de artesãos locais e a criação de espaços dedicados à produção e exposição de peças de cerâmica, fortalecendo assim a identidade cultural e gerando oportunidades de renda para a comunidade.
A aldeia Nzambi conta com uma população estimada em mil e 800 habitantes.