Luanda – Três associações culturais angolanas trabalham para a constituição, ainda este ano, de uma Confederação das Organizações Artísticas Nacionais, com vista a melhor defenderem a arte e os seus criadores.
Essas agremiações são a União dos Escritores Angolanos (UEA), União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC) e União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), cujos seus representantes, David Capelenguela, José Fernandes “ Zeca Moreno” e António Tomás Ana “ Etona”, respectivamente, reuniram-se na última quinta-feira, em Luanda, para tratar dos passos da criação da confederação.
Em declarações hoje, domingo, à Angop, António Ana "Etona", secretário-geral da UNAP, fez saber que os artistas nacionais, em geral, têm vários desafios, dentre os quais serem mais valorizados pela sociedade e poderem ter mais possibilidades ou facilidades de obtenção de condições, quer financeiras quer outras, inerentes ao desenvolvimento das suas actividades.
Por exemplo, apontou a necessidade de se criar cada vez mais uma consciência social sobre a importância da arte e da cultura no país, desde tenra idade, e isso, referiu, só pode ser conseguido com uma maior união da classe artística nacional.
“ A Confederação das Organizações Artísticas Nacionais será mais um interlocutor válido e forte que, junto do Governo e da sociedade, poderá dar o seu contributo na melhoria do movimento artístico e, consequentemente, da condição do artista”, asseverou.
Referiu que as agremiações culturais angolanas, sozinhas e com dificuldades financeiras, não estão a conseguir enfrentar as actuais adversidades do mercado nacional, com a presença da pandemia da Covid-19, poucos eventos e quase ausência de acções tendentes a redefinir o cenário artístico e cultural.
Na reunião, fez saber que aprovaram ainda o princípio da constituição de uma Comissão Única para emissão da Carteira Profissional do Artista, processo que deverá ser resolvido com o concurso dos Ministérios da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e da Cultura, Turismo e Ambiente.
Etona explicou que do encontro ficou recomendado, como segundo passo, a realização de reuniões internas com todos integrantes das direcções de cada agremiação e, posteriormente com os associados, com o fim debater os assuntos abordados.
No dia 10 de Dezembro de 1975, foi proclamada a constituição da União dos Escritores Angolanos (UEA) e assinada por trinta e dois escritores estatutariamente designados de “Membros Fundadores”.
O poeta Agostinho Neto, 1º Presidente de Angola, foi o Primeiro Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
A União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC-SA) é uma instituição criada há 39 anos e congrega autores, compositores, músicos, dançarinos, actores e agentes de outras manifestações artísticas,
A organização tem por finalidade específica a dinamização da dança, teatro e música, assim como a luta pela inserção profissional e consequentemente a afirmação social dos seus associados.
A União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) foi criada a 08 de Outubro de 1977, por um grupo de artistas plásticos, com destaque para Victor Teixeira "Viteix" e Henrique Abranches, com a finalidade de promover e divulgar a produção artística nacional.
David Capelenguela e António Tomás Ana (Etona) são secretários-gerais da UEA e UNAP, respectivamente, enquanto José Fernandes “ Zeca Moreno” é o presidente da UNAC.