Luanda – O fundador do Afrikanizm Art, João Boavida, destacou esta quinta-feira, em Luanda, os feitos que Governo angolano tem feito por meio do Ministério da Cultura para a elevar as artes contemporânea nacionais a nível de África e do mundo.
O responsável falava numa conferência de imprensa sobre a inauguração da quarta edição da exposição de arte contemporânea denominada “Intersections” promovido pela Afrikanizm Art e Festudio.
De acordo com João Boavida, nos últimos tempos, tem sido notável a preocupação do Governo em tornar as artes de Angola numa referência no mercado internacional.
Considerou fundamental a iniciativa do Ministério da Cultura em criar a carteira do artista para garantir a segurança dos mesmos e continuar a atrair investimentos essenciais no país.
Sublinhou ainda ser vital continuar a dar atenção às questões tributárias, bem como a competitividade nos mercados internacionais e apoio dos artistas.
João Boavida disse que Afrikanizm Art tem ajudado os artistas angolanos a construírem um caminho que lhes possibilita a competirem internacionalmente
Sobre a exposição, informou que estará aberta ao público de 22 a 24 de Novembro do ano corrente, em Luanda, Contém cerca de 50 quadros de nove artistas angolanos.
Enfatizou que para além dos quadros expostos, há também no local maior representatividade de esculturas que transmitem um conceito entre a tradição e a origem
Também, acrescentou, abordam sobre a herança cultural, os valores estéticos e padrões de beleza.
Por outro lado, a responsável do Festudio, Ilya Machado, corroborando a ideia, realçou que artes plásticas são importantes para se continuar a resgatar os valores morais.
Acrescentou que Angola está a trilhar no mundo das artes.
“Para continuar a dinamizar o sector cultural não se deve apenas investir financeiramente, mas é preciso também valorizar os artistas para se sentirem vistos”, explicou.
Informou igualmente que em 2025, as duas organizações vão prosseguir a promoção de várias actividades culturais com destaque para os prémios Uanhenga Xitu.
Afrikanizm Art é uma plataforma online angolana que liga artistas, coleccionadores e entusiastas da arte ao coração da criatividade africana e tem como missão celebrar, capacitar e elevar a arte africana contemporânea num cenário global. AMC/SEC