Luanda - Actriz Pulquéria Van-Dúnem advogou sábado, em Luanda, maior divulgação da tradição oral angolana, como forma de promover o seu conhecimento e a valorização da cultura, dos hábitos e costumes dos povos.
Ao intervir na 6ª edição do projecto “Estórias no Imbondeiro”, a actriz referiu que quando há divulgação da tradição oral os valores não se perdem.
“É necessário que se divulguem mais as estórias nacionais, pois infelizmente é um hábito que se está a perder. Quando não são divulgados estes valores perdem-se e qualquer pessoa pode dizer o que quiser", salientou.
Durante o evento, foram retratados quatros contos tradicionais, designadamente “O coelho, o elefante e o hipopótamo”, “O rato e outros animais”, “O crocodilo, a cobra, o rato e o pássaro” e “Há muito jacaré por aí”.
Na ocasião, a actriz congratulou-se com a escolha dos contos, sublinhando que abordam temas como a falsidade, traição, inveja, diversidade e reforçam valores como a inteligência, a empatia e a importância de se viver em harmonia mesmo na diferença.
O projecto "Estórias no Imbondeiro", coordenado e narrado pelo escritor José Luís Mendonça, acontece no último sábado de cada mês.
É uma iniciativa do Centro de Ciências de Luanda e visa sensibilizar a população, sobretudo os mais jovens, para a importância de conhecer e valorizar a cultura e os costumes tradicionais de Angola.MEL/MCN