Lubango - Com objectivo de transformar a Huíla no maior palco de cinema angolano, a Associação Angolana dos Profissionais de Cinema e Audiovisual na Huíla (APROCIMA) promove de 11 ao 18 deste mês a segunda semana de exposição de filmes angolanos nos municípios de Lubango, Chibia e Humpata.
Em declarações à ANGOP hoje, terça-feira, o coordenador do núcleo provincial da APROCIMA na Huíla, Delfino Pedro Ndalila, afirmou que serão exibidos 30 filmes nacionais para dar visibilidade ao cinema angolano a partir da província da Huíla.
Esta é a segunda exposição desde a nomeação dos membros da associação na província, a primeira decorreu de 31 a seis de Novembro.
A fonte disse também que desses filmes três foram produzidos localmente, por realizadores, actores e produtores locais, nomeadamente, “A Decepção de Cristina”, “Olaya”, “Antónios” e a curta-metragem “Luxo no Lixo”, que é um filme da produtora Elveide.
Dos filmes a serem exibidos destacam-se, segundo a fonte, Chanduka, Estrelado por: Érica Chissapa, Raul de Rosário, Carlos de Carvalho e Leandro Muhongo.
Para o coordenador o filme serve para ampliar conhecimentos, desvendar universos, pois através de um filme o ser humano passa a conhecer outros continentes, assim contribuindo significativamente na formação intelectual do homem e mudar os aspectos culturais, políticos, e sociais.
A APROCIMA foi criada em Luanda pelo produtor Óscar Gil, em 16 de Agosto de 2014, visando a defesa dos interesses da classe. Nesta altura está apenas representada em duas províncias do país, Luanda e Huíla.