Lubango – Cinquenta e dois actores de 12 grupos teatrais da província da Huíla participam, desde hoje, sexta-feira, no Lubango, de uma acção formativa sobre teatro e cinema, promovida pelo conjunto de artes cénicas “Molas do Tchioco” em parceria com o grupo Elinga Teatro.
O certame, com a duração de dois dias, visa a reciclar dos actores huilanos sobre técnicas de linguagem em palco, bem como a preparação dos mesmos para o engrandecimento do teatro e no cinema nacional.
Os participantes estão a aperfeiçoar técnicas de caracterização da sinopse do actor, linguagem gestual, expressão corporal e facial, entre outros temas, como forma de suprir as principais dificuldades no domínio dessa especialidade.
Em declarações à ANGOP, o formador Raúl Jorge Resende do Rosário disse que uma acção é de “extrema” importância para elevar o nível da qualidade das artes cénicas.
Por outro lado, o actor manifestou-se preocupado com a falta de salas apropriadas para a exibição e sustentabilidade dos grupos, agora mais agravada com a pandemia da Covid-19.