Lubango – O actor angolano Sílvio Nascimento informou hoje, quarta-feira, que o conteúdo cinematográfico angolano e de outros países africanos de língua portuguesa terá uma maior projecção internacional, após acordo entre a plataforma Tellas (de sua tutela) e a RTP-África para exibição dos mesmos.
O acordo prevê que à segunda-feira, a partir das 22 horas, a cadeia de televisão portuguesa exiba filmes e outros conteúdos da sétima-arte de realizadores angolanos, cabo-verdianos, moçambicanos, bissau-guineenses e são-tomenses, assinantes da plataforma de streaming Tellas.
A Tellas é um serviço de streaming em que os subscritores possuem uma variedade de conteúdos originais que são obtidos exclusivamente para esta (a semelhança na Netflix), como filmes, séries, podcasts, curta-metragens, documentários, stand-up-comedy, entre outros.
Em entrevista à ANGOP, a partir de Lisboa, o actor considerou que o acordo representa um marco histórico para o cinema africano em língua portuguesa, pois o seu conteúdo será visto por mais de 60 milhões de telespectadores subscritores da RTP África.
“Estou muito feliz com essa parceria que acabamos de firmar, pois é uma grande vantagem para o cinema angolano e de outros países de língua portuguesa, já que a cada segunda-feira vamos ver nesse canal um filme que está na plataforma Tellas”, frisou.
Para ele, o trabalho de actores e realizadores desses países fica agora evidenciado pelo mundo e as produções do cinema vão crescer um pouco mais.
Sílvio Nascimento, radico em Portugal, expressou que existem muitos realizadores nos PALOP que têm bons filmes produzidos, mas estão engavetados há anos por falta de um espaço para divulgação.
Segundo ele, isso acontece porque as salas são uma “precariedade” e as plataformas não assumem esse risco para quem investe, mas agora os produtores têm uma oportunidade para mostrar para mundo que o cinema nesta comunidade está vivo.
A Plataforma Tellas foi criada há cinco anos, mas começou a funcionar há três. Actualmente já atingiu 30 mil subscritores e cobra mil Kwanzas mês ou três dólares para acolher conteúdos.
Sílvio Nascimento “Whollo”, de 33 anos de idade, natural do Lubango (Huíla), é actor há mais de 25 anos, entrou no mundo do teatro aos sete. Reside em Portugal há seis anos.
Tem uma vasta lista de participações em filmes, séries e telenovelas. Foi nomeado três vezes aos Emmys em Nova Iorque pelas suas participações e venceu o primeiro Globo de Ouro de Angola na categoria de melhor actor.
O actor angolano apresentou, em Março último, Angola, através da plataforma “Tellas”, na primeira edição de streaming da África lusófona, no 71º Festival de Cinema de Berlim, na Alemanha, também conhecido por “Berlinale”.