Saurimo – Um dicionário antroponímico Cokwe, com 200 páginas, foi apresentado, está terça-feira, em Saurimo (Lunda-Sul), pelo académico e docente universitário Zacarias Sakawanga, num acto que se enquadra nas comemorações do 68º aniversário da cidade, assinalado a 28 de Maio corrente.
A obra retrata o significado dos nomes Cokwe e esclarece de forma detalhada o sentido de alguns nomes próprios usados na comunidade etnolinguística.
Na ocasião, o autor disse que a obra vem, de um certo modo, contribuir na melhoria da fala e da escrita, assim como incentivar os estudantes de vários níveis de ensino a dominar o seu idioma.
Sublinhou ainda que o mesmo visa cultivar na mente das famílias que dominam o Cokwe e outras o interesse por se comunicarem na língua materna correctamente e sem tabu.
Referiu que o Cokwe não pode desaparecer, por representar a identidade de um grupo étnico angolano e é sobretudo um elemento identitário para distintos povos, daí a razão da publicação do livro.
Por seu turno, o director provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Nelson Muiuca, relaçou que o livro é uma oportunidade para a expansão da cultura e identidade do povo Cokwe, assim como servir de estudo e pesquisa por parte dos estudantes do curso de História das mais distintas instituições de ensino.
A cerimónia foi prestigiada pelo governador provincial da Lunda-Sul, Daniel Neto, e por outros membros da sua equipa e da sociedade civil.
Zacarias Sakawanga nasceu, na Lunda-Sul, em 25 de Abril de 1965. É mestre em literatura e língua africana e docente universitário, no curso de História, da Universidade Lueji A’Nkonde. JW/IZ