Luanda - O período de inscrição para a segunda edição do concurso, que visa identificar e celebrar os 30 artistas africanos que estão a impulsionar a cultura do continente, com impacto na economia criativa, denominado "África Top 30", foi aberto este mês, numa iniciativa da Johnnie Walker e o canal Trace.
De acordo uma nota a que a ANGOP teve hoje acesso, além dos artistas, o público pode participar indicando as suas personalidades favoritas que acreditem ter impulsionado este ano, tanto em África como no estrangeiro, nas áreas da música, cinema, imprensa, moda e a arte, através do site https://africatop30.trace.tv/
Em 2022, o evento contou com a participação, entre outros, dos angolanos Pongo, Black Spygo, Maradona Dias dos Santos, Eliane Silva e Sílvio Nascimento, do sul-africano DJ Desiree, Ruger (Nigéria) , Tempoe, Prince Giyasi (Ghana), Luxury Recycle (Moçambique), Fanuel Leul (Etiópia) e Obou Gbais (Cote D’Ivoire).
A organização espera que mais artistas e criadores possam encontrar recursos para desenvolver a sua criatividade, continuando a ultrapassar barreiras culturais e promovendo a crescente exposição global à riqueza da cultura do continente.
Lançada em 2003 depois da aquisição da revista impressa homónima, o Trace é uma plataforma multimédia global dedicada ao Hip Hop, às culturas centradas em África e ao empoderamento das mulheres e criadores.
O Trace tem mais de 350 milhões de fãs em 180 países, incluindo 290 milhões de fãs em África, com a missão de entreter e capacitar nosso povo para se destacar e brilhar.SJ/VM