Luanda - Quinze fotografias em PVC, das quais dez paisagens aéreas do país capturadas por drones, e cinco retratos do povo angolano, bem como um vídeo estão patentes desde terça-feira, no Elinga Teatro, em Luanda, numa exposição denominada "Viver Angola".
A exibição que marca a abertura do 6° Festival Internacional de Teatro e Artes de Luanda, da autoria do fotógrafo português Rodrigo Subtil, encerrará no dia primeiro de Junho do corrente ano.
As imagens captadas nas províncias de Cabinda, Cunene, Bié, Cuanza-sul, Luanda, Malanje e Namibe durante seis anos, correspondem ao período entre Março de 2018 e o mesmo mês de 2024.
Segundo o autor, a exposição é uma pequena amostra da beleza natural de Angola e igualmente um registo modesto da sua diversidade cultural, que foi “das mais bonitas surpresas” que encontrou quando começou a viajar pelo país.
Para a selecção das imagens, comentou, além do critério subjectivo, foram feitas a pensar nos aspectos que poderia ser mais interessante colectivamente e que poderia ajudar na valorização do país e das suas riquezas naturais.
“Espero que a exposição permita inspirar outros a saírem mais de casa, a viverem as suas paixões e hobbies que nos dão energia para a vida, ou simplesmente a contemplar e valorizar mais Angola e as suas pessoas”, afirmou.
A exposição "Viver Angola” é a primeira mostra individual do fotógrafo.
O 6º Festival Internacional de Teatro e Artes de Luanda marca a comemoração do 36º aniversário do Elinga Teatro, que foi fundado em 21 de Abril de 1988.
Rodrigo Correia Subtil nasceu em Lisboa, Portugal, no ano 1991, realizou formações de curta duração em fotografia no Instituto Português de Fotografia e vídeo e pós-produção na Lisbon School of Design.
Estudou Relações Internacionais em Istambul, Turquia, e lá desenvolveu o entusiasmo pela fotografia. Reside em Angola desde 2017 e tem criado um amplo trabalho fotográfico sobre o quotidiano humano e a riqueza natural e paisagística do país.
Em 2021 organizou em Luanda a exposição colectiva de fotografia "Olhares Cruzados - A Europa em Angola", uma iniciativa do Camões - Centro Cultural Português no âmbito da Programação Cultural da Presidência Portuguesa da União Europeia. CPM/PA