Luanda - A peça teatral do grupo Tik Tak denominada " Gimbambe, a peste da vingança" , uma adaptação da obra A Praga do escritor angolano Óscar Ribas, marcou hoje a abertura da 16 edição do Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA), no centro de Animação artística ( ANIMART).
A peça retrata a história de uma menina que encontra dinheiro na rua e a família aconselha a não devolver os valores, mas a criança sofre psicologicamente por isso, pois sabe a quem pertence o dinheiro, e acima de tudo por ser uma pessoa próxima e amiga de casa.
Com data prevista de encerramento para 19 de Dezembro, o festival conta com a participação de grupos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Portugal e França, bem como Alemanha, através de um filme ligado ao teatro.
Durante o certame serão exibidos 20 espectáculos, realizadas quatro conferências, oito oficinas, dois cafés teatros para falar sobre os espectáculos que ajudam a enriquecer o artista e os amantes das artes cénicas, através de intercâmbios dos grupos participantes no festival.
Promovido sob o lema " Juventude arte e cultura para a promoção da económica criativa e desenvolvimento sustentável", o festival visa preparar a Academia Internacional de Teatro para Infância que acontece em 2024, com a participação de jovens e crianças de vários países.
Falando à ANGOP, directora do festival , Angélica Mayomona, disse que a grande novidade do FESTECA é a sua inserção ao Fórum Internacional de Teatro filiado ao Instituto Internacional afecto a UNESCO desde Outubro de 2021.
Disse que esta boa nova do FESTECA demonstra a entrega e dedicação dos grupos angolanos que não baixaram a qualidade e continuam a lutar para o verdadeiro reconhecimento do trabalho de equipa nos 16 anos de existência da organização.
Fez saber que este ano o FESTECA vai estender-se a outros palcos da província de Luanda, nomeadamente na Fundação Artes e Cultura e no Centro Cultural Angola/Brasil.
Na cerimónia de abertura foi homenageada a Companhia de Teatro " Lareira de artes" da Republica de Moçambique criada por dois jovens em finais de 2010 com o objectivo de fazer a arte de uma maneira responsável.
Foi Igualmente atribuído um titulo de reconhecimento aos humoristas que engrandecem o nome do município do Cazenga com o seu trabalho no grupo " Tik Tok do Cazenga.