Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Petro faz história com conquista inédita da BAL

Jogo de basquetebol entre o Petro de Luanda X Petro B
Jogo de basquetebol entre o Petro de Luanda X Petro B
Pedro Parente

Luanda – Em quatro participações no novo modelo do campeonato continental dos clubes, actualmente Liga Africana de Basquetebol (BAL, sigla em inglês), o Petro de Luanda fez história, ao conquistar pela primeira vez, em 2024, a prova, salvando a honra dos angolanos.

Por Bernardino Vicente, jornalista da ANGOP

Para chegar à proeza, a equipa petrolífera, campeã nacional de Angola, superou na final, em Junho do mesmo ano, a formação do Al Ahly de Benghazi, da Líbia, por 107-94, durante a quarta edição do evento, disputada em Kigali, capital do Rwanda.

De igual modo, ainda no final do ano, o internacional angolano e extremo base do Petro, Carlos Morais, foi eleito o MVP da primeira edição do jogo de celebridades da BAL, que teve lugar em Accra, no Ghana.

A prova, sem fim competitivo, juntou celebridades de vários países, com as equipas DJ Tunez, da qual Carlos Morais fez parte, e Smaller God.

Neste evento, para além de Carlos Morais, também participou o poste angolano John Pedro, que representou as cores do Petro, na temporada passada.

Em função do seu desempenho, a nível de clubes, os petrolíferos competiram, de forma inédita, e terminaram na quinta posição da Taça Internacional de Basquetebol, disputada na Singapura, ao vencer o Quimsa Santiago del Estero da Argentina, por 70-64.   

Quanto às selecções nacionais, a masculina e feminina de Sub-18 terminaram o Afrobasket2024 da categoria, na sexta posição, em prova decorrida em Pretória, África do Sul.

A masculina liderada pelo técnico Apolinário Paquete, perdeu nas classificativas, por 69-72, diante do Egipto, enquanto a feminina, orientada por Paulo Macedo, também foi destronada, pelas egípcias, por 50-53.

A Selecção Nacional sénior (11 vezes campeã africana) falhou os Jogos Olímpicos de Paris2024, em França, ao perder na fase de apuramento do torneio do pré-olímpico.

Tudo isso num ano em que o poste angolano Bruno Fernandes, que evolui pelo Toronto Raptors, bateu o seu próprio recorde de assistências na Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA).

O jogador conseguiu a marca, por ocasião do jogo em que a sua equipa perdeu diante do Detroit Pistons, por 100-102, numa partida válida para a temporada regular, onde Bruno Fernandes efectuou cinco assistências, superando a marca anterior de duas, na derrota ante o Boston Celtics.

Também a nível da bola ao cesto, realizou-se a primeira edição da Liga “Júnior NBA-Angola” (Sub-16), que foi conquistada pelas equipas masculina e feminina do Boston, em prova disputada no Pavilhão do Dream Space, em Luanda.

Na final, a equipa masculina do Boston venceu o Pitruca, por 25-21, enquanto que a feminina em menos dificuldades derrotou o Chindicato, por 17-6.

Este último marcou a parceria entre a ANB África e a ExxonMobil, com o suporte internacional do Governo de Angola.

A Jr. NBA utiliza o basquetebol como ferramenta para capacitar jovens, promovendo competências de vida como liderança e comunicação, além de incentivar o interesse por disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

No âmbito do Special Olympics, uma organização internacional criada para inserir na sociedade pessoas com deficiências intelectuais, por via do desporto, realizou-se a primeira formação para quadros, que formaram cerca de 70 treinadores.

A a acção formativa resulta da assinatura de um memorando de cooperação entre o presidente dos Special Olympics, Jean-Jacques da Conceição, e da Confederação Africana da espacialidade, Charles Nyambe.

O ano foi ainda marcado com o diferendo entre a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e o técnico americano Will Voigt, que perdeu o julgamento, em que o Tribunal Federal da Suíça o condenou a pagar uma multa de nove mil francos suíços (1 franco equivale a 1030,71 kwanzas).

Will Voigt exigia o pagamento de aproximadamente um milhão de dólares americanos correspondentes à dívida do contrato de 2017 a 2020.

O técnico americano esteve à frente da Selecção Nacional, que disputou as qualificativas para o Mundial da China, em 2019, onde ficou na 27ª posição.

Competição interna

A nível da competição interna, a equipa sénior feminina do Interclube fez o pleno, ao conquistar o Campeonato Provincial de Luanda, o Nacional e a Supertaça de Angola.

Na abertura do nacional masculino, o Petro de Luanda somou o seu décimo primeiro troféu, na Supertaça “Wlademiro Romero", ao derrotar o Interclube, por 93-61. Os petrolíferos estão a um troféu, para empatar com o 1º de Agosto (12º), seguindo-se o Recreativo do Libolo e o ASA, com três cada.

O ano de 2024 também foi marcado pela realização das eleições na FAB, com a recondução do presidente cessante, Moniz Silva, para o quadriénio de 2024/2028, num pleito de 24 votos a favor, diante do antigo Internacional Carlos Almeida, que teve 12 votos, na segunda volta, depois do empate na estreia, com 18 votos cada.

O terceiro concorrente, Henriques Miguel, foi afastado na primeira fase, sem qualquer voto. BSV/VAB/IZ





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Selecção de Luanda nada na África do Sul

 Quarta, 19 Março de 2025 | 18h47

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+