Luanda - O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social intensificou, em 2024, as acções para impulsionar o desenvolvimento e a inclusão digital, através da execução de projectos e parcerias, inclusive internacionais.
Por António Neto, jornalista da ANGOP
O ano serviu para este sector prosseguir com o compromisso do Governo direccionado à transformação tecnológica e ao fortalecimento da comunicação no país.
Neste âmbito, realizou o Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (ANGOTIC 2024), massificou o uso do domínio .AO, lançou o Projecto Roaming Nacional e promoveu a primeira edição do Hackthon 2024.
A terceira edição da Conferência Espacial de África também fez parte do programa de 2024 do Ministério chefiado por Mário Oliveira.
O ANGOTIC 2024 ocorreu em Junho, em Luanda, com a participação de 50 oradores, diversas startups, empresas do sector e visou acelerar a transformação digital em Angola, em particular, e no continente africano em geral.
Durante o evento, assistiu-se à exposição de várias empresas do sector, debates temáticos com especialistas nacionais e internacionais que abordaram tendências tecnológicas e promoveram o netwowrking a nível da comunidade tecnológica.
Assistiu-se ainda ao lançamento da ANGOTIC 2025 que celebra os 50 anos de Independência Nacional, a ser assinalado em Novembro próximo sob o lema “50 anos a comunicar, a modernizar e desenvolver Angola”.
Com o objectivo de continuar a promover e massificar a presença digital de entidades angolanas na Internet, em 2024, o MINTTICS redobrou as suas acções na informação sobre a importância da utilização dos domínios .AO.
Essa acção reduziu custos e simplificou os procedimentos, tendo Angola, até ao momento, registado 14 mil domínios de empresas na Internet desde a atribuição da soberania digital nos domínios .CO .AO, reflectindo o crescimento contínuo da presença digital angolana.
O projecto Roaming Nacional “Ilumina Angola”, lançado em Dezembro, integrou também os feitos do MINTTICS em 2024.
Foi inaugurado na localidade do Zenza do Itombe, província do Cuanza-Norte, e concorre para expandir a cobertura dos serviços de comunicação no país, promovendo a inclusão digital e melhorando o acesso à informação para a população, com a instalação de antenas com capacidade de garantir a presença das três operadoras de comunicação.
Esse projecto vai ser desenvolvido em outras províncias, de forma sequencialmente, durante o ano 2025.
Soluções inovadoras
Ainda em 2024, o MINTTICS realizou a primeira edição do Hackathon, no Instituto de Tecnologias de Informação e Comunicação (INSTIC), local onde agregou entidades dedicadas ao desenvolvimento de soluções inovadoras para o sector de seguros em Angola, promovendo a criatividade e a aplicação prática de novas tecnologias.
O evento reflectiu o compromisso do Ministério em fomentar a inovação, expandir a infra-estrutura tecnológica e promover a inclusão digital em Angola, posicionando o país como um espaço tecnológico na região.
Já a terceira Conferência Espacial de África albergou cerca de 400 especialistas de 51 organizações de 44 países, incluindo agências espaciais renomadas como a NASA e a Agência Espacial Europeia.
Sob o lema "O papel do espaço na redução da pobreza em África", a conferência destacou o potencial das tecnologias espaciais no combate à pobreza no continente.
Durante o ano findo, foram assinados acordos significativos para impulsionar o desenvolvimento tecnológico do país, com destaque para a parceria entre a Angola Telecom e a Huawei, rubricada durante o Congresso Mundial de Comunicações Móveis, em Barcelona (Espanha).
A Angola Telecom e a Huawei assinaram dois Memorandos de Entendimento que visam promover a inovação nas telecomunicações e acelerar o desenvolvimento digital em Angola, abrangendo a formação em tecnologias de informação, gestão empresarial e inovação conjunta de redes.
Um outro acordo de cooperação foi assinado entre Angola e Rússia, no domínio das Telecomunicações e Tecnologias de Informação.
O acordo entre o MINTTICS e o Ministério do Desenvolvimento Digital, Telecomunicações e Comunicação Social da Federação Russa visou consolidar a cooperação bilateral, promover projectos conjuntos e contribuir para o desenvolvimento económico e social de ambos os países.
Essas parcerias reflectem o compromisso do MINTTICS em fortalecer a infra-estrutura tecnológica de Angola e promover a inovação no sector das telecomunicações.
Formação profissional
No âmbito da formação dos profissionais de Comunicação Social, o Presidente da República, João Lourenço, inaugurou em Janeiro, na província do Huambo, o Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), uma extensão da instituição de Luanda.
Localizado no bairro do Macolocolo, o centro está equipado com tecnologia de última geração para formar profissionais nas áreas de jornalismo, relações públicas, multimédia, cinema, publicidade e marketing digital, tanto a nível nacional quanto para a região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
A infra-estrutura, com um investimento de cerca de 35 milhões de dólares, inclui seis edifícios, estúdios de TV, rádio e imprensa, 16 salas de aula, dormitórios para 200 estudantes, um auditório com capacidade para 300 pessoas, biblioteca e outras facilidades.
Esta instituição pretende ser uma referência na formação técnico-profissional de jovens, promovendo a economia criativa e criando mais oportunidades de emprego.
O ano de 2024 ficou ainda marcado com a realização, na província do Huambo, do II Conselho Consultivo do MINTTICS que teve como lema “Conectar e comunicar para a cidadania”, sob orientação do ministro Mário Oliveira.
O encontro contou com a participação de responsáveis do sector, directores provinciais de Comunicação Social e outras entidades que, entre outros, analisaram o estado do sector. ANM/OHA/IZ