Luanda - Até ao final deste ano, os cartões de débito “Multicaixa/Mastercard começam a ser emitidos pelos bancos comerciais angolanos, contribuindo, sobretudo, para a comodidade dos clientes que viajam para o exterior do país, anuncia a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).
Por Quinito Bumba, jornalista da ANGOP
Para além de satisfazer as necessidades bancárias dos cidadãos em Angola e no estrangeiro com um único cartão, esse dispositivo contribuirá, também, para a redução de custos dos bancos, que têm emitido dois cartões do género, sendo um para o uso local e outro para o exterior do país, segundo a directora de Desenvolvimento de Negócio da EMIS, Sílvia Pires.
Em entrevista à ANGOP, a propósito do recente anúncio sobre o processo de emissão do Multicaixa/Mastercard, a responsável acrescenta que a criação desse cartão visa proporcionar um instrumento de pagamento mais cômodo e conveniente aos utilizadores viajantes, trazendo mais-valia em relação aos cartões pré-pagos e de crédito.
De concreto, afirma a fonte, trata-se de um dispositivo que agrega cartões lógicos de duas marcas diferentes, ou seja, num mesmo dispositivo plástico coexistem dois cartões de pagamento, sendo um de débito da marca Multicaixa e outro da Mastercard.
De acordo com Sílvia Pires, a implementação desse cartão, inserido no Aviso n.º 05/2017, de 10 de Julho do BNA, resulta da assinatura de um acordo de parceria entre a EMIS e a Mastercard, celebrado a 02 de Agosto deste ano, em Luanda.
Eis a íntegra da entrevista:
ANGOP – Na sequência do anúncio da emissão de cartões multimarcas, que serão validos em Angola e no exterior do país, quando é que inicia o funcionamento do Multicaixa/Mastercard?
Sílvia Pires (SP) – A emissão deste tipo de cartões e a sua utilização é um processo, cujo primeiro passo dado foi a assinatura de um acordo entre a EMIS e a Mastercard. Os passos subsequentes são a preparação de condições dos bancos comerciais, desde os ajustes técnicos, passando pela preparação do produto e as suas características, formação, até ao lançamento público. O tempo para concluir essas etapas depende da agilidade de cada banco comercial interessado.
ANGOP - Qual é o custo que os clientes terão para obter o respectivo cartão a partir de um banco comercial?
SP - Este é um assunto que depende dos próprios bancos. Muito provavelmente devem seguir uma filosofia similar a que é usada nos dias de hoje com outros cartões de pagamento.
ANGOP – Do ponto de vista prático como vai funcionar o Multicaixa/Mastercard?
SP – Quando o cartão de débito multimarca for usado dentro do país, terá como valor máximo o saldo da conta a que está associado e as regras (limites prudenciais) por operações diárias definidas pelo Banco Nacional de Angola (BNA), através do Instrutivo n.º 24/21.
No sentido inverso (utilização do cartão fora de Angola), o Multicaixa/Mastercard terá como limite o saldo da conta, os limites prudenciais e os limites de utilização no estrangeiro estabelecidos pelo banco emissor do cartão.
Por outro lado, quando o cartão de débito, emitido por um banco angolano, é utilizado no exterior do país, através de um Caixa Automático (CA/ATM) ou Terminal de Pagamento Automático (TPA), é enviada uma mensagem em tempo real ao banco emissor do cartão a pedir a autorização para concretizar a operação.
Nessa solicitação é indicado o montante em moeda estrangeira da operação, a taxa de câmbio a utilizar e demais comissões.
Acto contínuo, o banco emissor do cartão autoriza ou recusa o pedido. Se autorizar, é debitada a operação na conta que está associada ao cartão pelo contravalor e mais comissões devidas.
ANGOP - Quais são os requisitos exigidos aos clientes para a obtenção do cartão multimarca?
SP – Os requisitos serão estabelecidos pelos bancos comerciais que emitirão e distribuirão os respectivos cartões.
ANGOP - Qual será o valor máximo a ser levantado e transferido por dia em Angola e no exterior do país?
SP - A utilização do cartão em Angola tem os limites prudenciais definidos para a rede Multicaixa e de acordo com a regulação do Banco Nacional de Angola. A utilização no estrangeiro seguirá as regras definidas pela Mastercard e poderá ter um limite que defende o banco e o utente do cartão contra a exposição cambial, tal como funciona com outros tipos de cartões angolanos usados no estrangeiro.
ANGOP - Quantos bancos estarão habilitados para emitir os cartões? Quais são?
SP - Todos os bancos comerciais angolanos podem preparar-se para emitir esse tipo de cartão, caso desejarem (Angola tem mais de duas dezenas de bancos).
ANGOP – A quantos clientes se prevê atribuir esse tipo de cartão?
SP – Este cartão será um produto utilizado pelos clientes bancários que viajam para o exterior do país.
ANGOP - Quais são as principais lacunas que o cartão multimarca vai preencher no mercado bancário angolano?
SP - Este cartão vem para oferecer aos clientes dos bancos mais conveniência e mais comodidade. Para os bancos, poderão reduzir os custos com emissão de dois cartões separados para os seus clientes.
ANGOP - Qual é a diferença existente entre o Multicaixa/Mastercard e o cartão VISA?
SP – O cartão multimarca vai permitir num mesmo dispositivo/plástico coexistirem dois cartões de pagamento. O cartão Visa tem um único cartão num plástico.
ANGOP – Que características terão os cartões multimarcas?
SP – O Multicaixa/Mastercard agrega cartões lógicos de duas marcas diferentes, ou seja, num mesmo dispositivo plástico coexistem dois cartões de pagamento, sendo um cartão de débito da marca Multicaixa e outro de marca Mastercard.
Nesse caso, o cartão exibirá no frontispício (face principal) a identificação (logotipos) das duas marcas.
De acordo com a EMIS, o cartão de débito de marca internacional, utilizado sobretudo em países que têm uma marca de cartão própria, como é o caso de Angola, quando for usado em Angola, a marca é reconhecida como Multicaixa, cujas operações de pagamento decorrerão de acordo com as regras desta marca.
Enquanto isso, do lado oposto a marca reconhecida é a Mastercard, obedecendo também as regras do estrangeiro. QCB/PPA/BA/VM