Icolo e Bengo - Um Instituto Politécnico de Administração e Serviços (IPAS) número 6090, Luther Rescova, na Centralidade do Zango 8000, município do Icolo e Bengo, começa a funcionar no presente ano lectivo, pela primeira vez, desde que foi construído em 2017.
Segundo o director do Gabinete Municipal da Educação, do Icolo e Bengo, Lopes Famoroso, a falta de recursos humanos e condições técnicas, estiveram na base do seu arranque tardio, apenas sete anos após a sua construção.
A ANGOP constatou que neste momento decorrem as inscrições de ingresso para os cursos de finanças, gestão empresarial e contabilidade, sem necessidade de texte, apenas neste ano de arranque, com o término previsto para terça-feira (13).
De acordo com o director, estão preparadas 12 salas de aulas, para dois turnos que acolherão 840 alunos, (35 alunos por cada sala) e 32 professores.
O Icolo e Bengo tem mais duas instituições de nível médio, designadamente, Instituto Médio de Saúde e um Instituto Politécnico Industrial.
O director lamentou a acção de cidadãos desconhecidos que frequentemente roubam carteiras, lâmpadas, cabos elétricos, janelas e portas das escolas do município, assim como outros que vandalisam, quebrando janelas, portas e outros equipamentos sociais das infraestruturas.
"Temos estado a colaborar com a polícia e temos esperança de que, com o concurso público para ingresso de auxiliares de limpeza e seguranças escolares, os roubos e vandalismo possam terminar", cogitou.
Fez saber que o município precisa de mais de mil protectores físicos para assegurar as 76 escolas do Icolo e Bengo que neste momento estão sem segurança.
A par do processo do alistamento, que tem uma média de 250 inscritos por dia, está uma empresa a repor os meios danificados, como sejam, disjuntores, cabos elétricos e iluminárias, assim como a limpeza de meio.AJQ