Mocamedes - O docente universitário Gregório Freitas apontou, nesta terça-feira, em Moçamedes, a orientação vocacional como elemento primordial para o sucesso do ensino académico, profissional e científico.
Gregório Freitas fez essa apreciação ao presidir um workshop sob lema "valorizar as vozes dos professores, rumo a um novo contracto social para a educação".
Definiu orientação vocacional como método de guiar crianças, jovens e adolescentes para que possam escolher de forma acertiva a futura carreira profissional, tendo em conta os traços da personalidade.
Professor de prática pedagógica, acompanhamento curricular e metodologia do ensino, Gregório Freitas argumenta o facto de os pais e encarregados de educação assumirem “papel importante” na execução de sugestões aos educandos, para que escolham, de forma acertiva, os cursos desejados, com habilidades e aptidões sustentáveis..
Conforme o prelector, a orientação vocacional contribui bastante e motiva os estudantes para um empenho e entrega total no alcance dos resultados satisfatórios capazes de contribuir para o desenvolvimento sócio-económico do país .
A referida actividade enquadra-se nas comemorações do dia do Educador, a assinalar-se a 22 de Novembro próximo.
Além de docentes e discentes, contou com a presença de gestores escolares, encarregados de educação, comunidade educativa e convidados. FH/FA/SEC