Ndalatando – A vice-governadora provincial do Cuanza Norte para o sector Político, Económico e Social , Luzia Sebastião José, exortou os docentes a actuarem com mais profissionalismo no processo de ensino e aprendizagem.
A responsável, que falava na cerinómia oficial de abertura do ano lectivo 2023/2024, reprovou o uso de bebidas alcóolicas nas escolas.
Apelou aos docentes que, sensibilizados sobre a violência baseada no género ou o assédio sexual, possam garantir formação integral, equilibrada e completa em todas as dimensões e faculdades do ser humano.
Fez também referência à necessidade de assiduidade e pontualidade por parte dos professores e solicitou às direcções das escolas que redobrem o trabalho para melhorar o aproveitamento escolar.
A vice-governadora pediu à população que incuta à nova geração o respeito pelos bens públicos, participando no processo de educação para um melhor futuro e desenvolvimento económico e social das famílias e do país.
Aos alunos, exortou que valorizem o saber, respeitem os colegas e preservem o meio ambiente, a escola e os bens públicos.
Luzia Sebastiao José solicitou também o investimento privado para o desenvolvimento do sector da educação na província.
A cerinómia contou com mensagens do Gabinete Provincial da Educação, dos alunos, encarregados de educação e de parceiros sociais, representados pelo Sindicato de Professores.
As três últimas mensagens focaram-se na necessidade de melhoria das condições de trabalho e sociais dos docentes e apetrechamento das escolas com meios técnicos e informáticos para melhoria da qualidade do ensino.
Neste ano lectivo (2023/24), estão disponíveis 202 escolas, das quais 87 do ensino primário, 81 complexos escolares, 13 colégios e 21 do II Ciclo, compreendendo 2.223 dalas de aulas.
O acto decorreu com o lema " A transformação da educação começa com o professor".
No ano lectivo 2022/2023, a província teve 210 mil 874 alunos matriculados em todos os subsistemas de ensino e neste ingressaram 39 mil 586 discentes.
Sobre o aproveitamento escolar, 21 mil 884 alunos terminaram o ensino geral e profissional.
No ano lectivo passado, nove mil 392 alunos tiveram êxito no processo de alfabetização e três mil 208 ficaram livres do analfabetismo, dos 13 mil e oito inscritos, a maioria mulheres. IMA/CRB