Menongue – A vice-governadora para o sector Político, Social e Económica, Helena Chimena, considerou, esta quinta-feira, em Menongue, capital do Cuando Cubango, o papel do professor um elemento preponderante na comunidade e agente activo do desenvolvimento social.
A governante fez essa afirmação quando falava por ocasião ao 05 de Outubro, Dia Mundial do Professor.
Helena Chimena afirmou que o professor tem como meta melhorar a educação integral da primeira infância, velar pelas necessidades de aprendizagem de todos os jovens e adultos e combater o analfabetismo.
Acrescentou ser necessário estabelecer uma certa união pela causa da educação, que deveria ser abraçada por professores comprometidos com o seu dever e que fossem verdadeiros combatentes da linha da frente, educando, mobilizando e sensibilizando a juventude para uma verdadeira socialização.
“O professor deve preparar os jovens para uma vida activa, de modo a cumprirem com as actuais exigências, ocupando-os e motiva-los para que a escola seja um lugar agradável para se estar, conviver e construir os seus conhecimentos juntos aos professores”, desse.
Para ela, o professor deve primar por boas práticas, boas relações com alunos, por pesas sobre ele a promoção de um ensino de qualidade na escola, dentro da responsabilidade de transformar o homem para o futuro com instrução escolar.
O 5 de Outubro foi criado pela UNESCO, em 1994, com o objectivo de chamar atenção para o papel fundamental do professor na sociedade e na instrução da população. ITH/JSV