Benguela – A vice-governadora provincial de Benguela para o sector Político, Social e Económico, Cátia Cachuco, apelou, esta quinta-feira, em Caimbambo, à capacidade de inovação permanente aos professores, com vista a formação integral das novas gerações.
A vice-governadora de Benguela falava na sede municipal de Caimbambo, a propósito do acto do Dia Nacional do Educador, que hoje se assinala.
Na ocasião, a governante considerou que o alcance das metas em torno do compromisso da educação assente na formação do cidadão passa pela capacidade de inovação dos professores.
Para ela, esta profissão exige redobrado esforço e amplo sentido de resiliência e criatividade.
Quanto ao 22 de Novembro, disse ser uma data que realça a figura do professor e educador enquanto facilitador e principal veículo da construção do saber.
Cátia Cachuco referiu, ainda, que a valorização do educador angolano pelo Executivo é contínua como reconhecimento da contribuição dada no progresso do país.
“Porque estão sempre presentes e mesmo nos momentos mais difíceis da história da educação em Angola, nunca deixaram de dar o seu melhor”, reconheceu.
Nesse sentido, a responsável acrescentou que o Governo tem trabalhado para mudar o quadro de trabalho e das condições sociais dos professores, a quem considera grandes heróis.
O acto do Dia Nacional do Educador decorreu sob o lema "Valorizar as vozes dos professores rumo a um contrato social para a educação".
O Dia do Educador Nacional foi instituído em 1976, pelo saudoso Presidente António Agostinho Neto, num momento em que o país registava um elevado défice de quadros nacionais. JH/CRB