Ndalatando – A vice-governadora do Cuanza-Norte para o Sector Político, Económico e Social, Constantina Machado, apelou, esta sexta-feira, em Ndalatando, a contribuição da família para o sucesso da educação das crianças.
Constantina Machado fez este apelo quando intervinha no acto provincial alusivo ao 22 de Novembro – Dia Nacional do Educador, celebrado hoje, sob o lema : Valorizar as vozes dos professores rumo a um novo contrato social para a educação.
Afirmou que o envolvimento da família na educação é importante na medida em que contribui para a eficácia das escolas e na melhoria da qualidade de ensino.
Defendeu, também, a aposta contínua na formação dos professores, como um dos pressupostos para a melhoria da qualidade de ensino.
Constantina Machado reconheceu, que apesar dos investimentos realizados, o sector ainda continua a debater-se com várias dificuldades, no que toca à exiguidade de professores e salas de aulas.
A vice governadora sublinhou a aposta do Executivo em continuar a trabalhar para melhorar as condições do sector da Educação, com a construção de mais escolas e recrutamento de novos docentes.
Por seu turno, o director do Gabinete Provincial da Educação, Miguel Gola, exortou os docentes a serem agentes de transformação e a usarem o poder da educação para a construção de um futuro melhor para a sociedade.
Lembrou que as responsabilidades dos professores vão muito além da sala de aula, envolvendo, também, questões éticas, sociais e emocionais.
Numa mensagem alusiva à data, os professores solicitaram ao Governo a melhoria das condições de trabalho e mais investimento na formação contínua dos docentes para o exercício da profissão com excelência.
Declamação de poesias e dança preencheram a agenda do acto comemorativo do 22 de Novembro, que contou com a participação de profissionais do sector, membros do Governo, autoridades tradicionais e entidades eclesiásticas. DS/IMA/YD