Huambo - O vice-governador para o sector Político, Económico e Social da província do Huambo, Angelino Elavoco, defendeu, esta segunda-feira, mais rigor no ensino pré-escolar e primário, por constituir pilar fundamental para o progresso do país.
O responsável manifestou esta posição durante o encontro metodológico da educação, dirigido aos gestores escolares, professores e membros da comunidade educativa, numa iniciativa do Ministério da Educação, orientado pelo Secretário de Estado para o ensino Pré-escolar e Primário, Pacheco Francisco.
Na ocasião, o vice-governador considerou os aspectos técnicos e humanos como fundamentais que devem merecer uma atenção especial do sector da educação, com foco no desenvolvimento social e económico.
Disse que os indicadores do sector da educação na província do Huambo, com mais de um milhão de alunos da iniciação ao II ciclo, matriculados no presente ano lectivo, dos quais 60 por cento no ensino primário, apelam para maior atenção na qualidade da base.
Acrescentou que esses indicadores representam a importância do ensino primário, quer seja por ser a base de qualquer ensino que se preze, quer seja pela característica/etária e as cifras em todo o país.
O responsável referiu que a educação infantil representa um período crítico no desenvolvimento de uma criança, pois apesar dos esforços do Estado na construção de infra-estrutura e no recrutamento de novos quadros, é importante haver um caminho longo por percorrer e reinvestir, com vista a se atingir a qualidade de ensino que se almeja.
“Ninguém nega a importância da educação para a formação de uma sociedade que se quer próspera, pelo facto de tornar o homem capaz de fazer as melhores escolhas e transformar o mundo em sua volta, para o bem comum ou individual, daí o facto de ensino primário ser o alicerce para o conhecimento posterior”, enfatizou.
Por seu turno, o director do gabinete da Educação na província do Huambo, Mário Rodrigues, indicou o excesso de alunos em muitas turmas do ensino primário, como uma das principais preocupações deste subsistema de ensino e não só.
Augurou que o encontro metodológico ajude a encontrar soluções para a resolução deste problema, que põe em causa a qualidade do processo de ensino/aprendizagem, cuja base se constitui determinante.
O encontro visou garantir e assegurar uma abordagem metodológica sobre a gestão escolar, com foco nas finalidades e nas metas para a mudança de paradigma e de conduta de todos os intervenientes do sector da educação.
Questões ligadas à caracterização do ensino primário 2023/2024, bem como o projecto de gestão intermédio da escola e as metodologias sobre gestão escolar, foram as temáticas abordadas pelos participantes. MLV/JSV/ALH