Viana – Dezanove mil e 778 alunos do I ciclo do ensino secundário do município de Viana, em Luanda, vão beneficiar, no próximo ano lectivo, de bolsas de estudo, no âmbito do Projecto de Empoderamento das Raparigas e Aprendizagem para Todos (PAT II).
A informação foi prestada, esta sexta-feira, à ANGOP, pela directora municipal da Educação, Madalena Massocolo, adiantando que a iniciativa visa incentivar os alunos, principalmente as meninas, para darem continuidade aos estudos.
De acordo com a responsável, cada bolseiro vai receber anualmente um bónus de matrícula de 35 mil kwanzas, sendo que no caso das meninas que tiverem sucesso escolar será acrescido igual valor monetário.
“As meninas são as que mais abandonam os estudos por várias razões, por isso, para motivá-las a permanecerem nas aulas, aquelas que tiverem bom aproveitamento escolar receberão um bónus de 35 mil, totalizando Kz 70 mil”, explicou.
Informou que o processo de cadastramento começa no dia 27 de Maio, sendo que o programa abrange apenas alunos de escolas dos distritos da Vila Flor, Kikuxi, Zango e na comuna de Calumbo.
Neste sentido, apelou aos pais e encarregados de educação a acompanharem os filhos menores para o cadastramento nas respectivas escolas, de modo a beneficiarem das bolsas de estudo.
No ano lectivo 2022/2023, o município de Viana beneficiou de 14 mil e 91 bolsas de estudo.
O PAT II é desenvolvido pelo Ministério da Educação, com o financiamento do Banco Mundial, num valor global de 250 milhões de dólares.
O programa de bolsas de estudo, cuja apresentação oficial aconteceu em Outubro de 2022, prevê beneficiar em todo o país 900 mil alunos do I° ciclo do ensino secundário público e público-privado.HDC/MCN