Sumbe – Estudantes dos Institutos de Ciências de Educação e dos Institutos Superiores Pedagógicos nas províncias do Cuanza Sul, Luanda, Huambo, Bié, Cuanza Norte e Cuando Cubango abordaram, no último fim-de-semana, na cidade do Sumbe, Cuazna Sul, a Educação como factor de desenvolvimento social e económico em Angola.
Durante três dias, os estudantes debateram temas como “ o professor e os seus desafios”, “ o uso das tecnologias de Informação para o fortalecimento da educação em Angola”, “ reflexão sobre a radiografia da cidade do Sumbe” e “o professor e os desafios actuais no processo de ensino e aprendizagem”.
Na ocasião, o director do gabinete provincial da Educação no Cuanza Sul, José Eduardo, considerou o encontro de estudantes universitários como um espaço de socialização e de experiências inovadoras.
Referiu que, esta actividade, entre os Institutos de Ciências de Educação e os Institutos Superiores Pedagógicos de Angola, por via das associação de estudantes universitários, oferece mais uma oportunidade ímpar de vinculação entre a ciência, a cultura e a vivência, na perspectiva de alavancar o desenvolvimento socioeconómico das comunidades.
O director da educação, salientou que, neste mosaico académico, o ISCED do Sumbe destaca-se pelo facto de ser a primeira instituição a instalar-se na província, em 2001, facto importante para o desenvolvimento dos 12 municípios do Cuanza Sul.
Para o presidente do conselho de direcção do ISCED Sumbe, José Fazenda, a educação é o principal meio para se alcançar o prestígio social e ser estudante universitário pressupõe compromisso e responsabilidade.
“Alguns estudantes na universidade ainda não compreenderam o seu papel, dificultando assim a aquisição de conhecimentos para sua formação integral”, concluiu Augusto José Fazenda.
O Cuanza Sul conta com o ISCED – Sumbe, Instituto Superior Politécnico do Porto Amboim, Instituto Superior Politécnico do Sumbe, Instituto Superior Politécnico do Libolo e o Instituto Superior Universitário do Waku Kungo. IS/LC/ART