Luanda – As universidades Mission University e Duquesne University dos Estados Unidos da América (EUA) pretendem criar, em breve, filiais no país, com o objectivo de contribuírem na formação de jovens, soube a ANGOP.
A informação foi avançada segunda-feira, em Luanda, pelo presidente da PDPT, Pedro Godinho, adiantando que a associação estabeleceu, em 2023, parcerias com as respectivas universidades americanas, com o envio de estudantes angolanos, sendo que o próximo passo consiste na implementação de filiais no país.
De acordo com o responsável, no âmbito deste programa, uma delegação americana chega a Luanda nos próximos dias, para avaliar as infra-estruturas universitárias angolanas.
“Estamos bastante satisfeitos com a cooperação com as duas universidades. Neste momento a abordagem consiste na atracção destas instituições para o território angolano, sendo que as mesmas já manifestaram o interesse em formar os futuros professores no país. É um trabalho que teve início em 2023 e consideramos positivo”, salientou.
Na ocasião, o presidente da PDPT congratulou-se com a iniciativa do Ministério da Educação em promover o ensino das línguas inglesa e francesa no ensino primário, sublinhando que vai facilitar a implementação do projecto.
Lembrou que a PDPT implementou, em 2022, o programa Angola Talents, que atribuiu 50 bolsas de estudo a jovens talentos angolanos, que estão a frequentar cursos superiores no exterior do país.
Segundo Pedro Godinho, os investimentos destas bolsas estão a ser feitos com fundos da associação e de parceiros estratégicos, no âmbito das suas responsabilidades sociais.
A Associação PDPT é uma instituição angolana de direito privado, sem fins lucrativos, constituída em 2020.
Desenvolve programas de apoio a talentos e parcerias para estimular o empreendedorismo e as competências gerais e tecnológicas de crianças e jovens em idade escolar.
O programa de trabalho da PDPT aposta no estreitar das relações entre gerações e entre diferentes actores sociais, como forma de impulsionar e promover o espírito de tolerância e cooperação entre crianças, jovens e empresários de todo o mundo.
Estas iniciativas incluem intercâmbio de experiências, bolsas de estudo e estágios no país e no exterior.ANM/MCN