Dundo - Os cursos de linguística portuguesa, francesa e de física, paralisados há um ano por falta de professores, na Escola Superior Pedagógica, unidade orgânica da Universidade Lueji A'nkonde (ULAN), retomam no ano académico 2024/25.
De acordo com o vice-reitor da ULAN, Gilberto Nhongola, que prestou hoje, terça-feira, a informação à ANGOP, o retorno dos cursos abrange também os candidatos para o regime diurno.
Por outro lado, fez saber que para o ano académico 2024/25 a ULAN tem disponíveis 1.700 vagas distribuídas pelas três unidades orgânicas na Lunda-Norte.
Desta feita, para a Faculdade de Direito estão disponíveis 350 vagas, 250 para a de Economia e mil e 100 na Escola Superior Pedagógica do Dundo destinadas aos cursos de ensino de biologia, ensino primário, química, matemática, física e língua portuguesa e francesa.
Sublinhou que as inscrições já estão abertas e terminam a 15 do corrente, sendo que os exames de admissão e a publicação das listas provisórias e as reclamações estão previstas para os dias 19 a 20 deste mês.
Perspectivas
Por outro lado, o responsável afirmou que o número de vagas vai crescer nos próximos anos académicos com a entrada em funcionamento do campus universitário em construção no distrito urbano do Mussungue desde 2022.
Disse que o projecto cuja sua conclusão está prevista para este ano, tem 74 salas de aulas para albergar, numa primeira fase, as faculdades de Direito e de Economia, da Universidade Lueji A'nkonde.
Com esta capacidade, prosseguiu, mais de três mil vagas serão disponibilizadas anualmente.
Orçado em 50 milhões de dólares norte-americanos, o campus comportará um edifício da reitoria, duas salas para julgamentos simulados, residências para estudantes e docentes, bibliotecas, auditório, áreas administrativas e de lazer, entre outros compartimentos inerentes à actividade académica.
A Universidade Lueji A'Nkonde é uma instituição de ensino superior público, criada pelo Decreto n.º 7/09, de 12 de Maio, como resultado do redimensionamento da Universidade Agostinho Neto (UAN).
Com sede na cidade do Dundo, província da Lunda Norte, a instituição tem cinco unidades orgânicas, e já lançou para o mercado de trabalho 5.271 profissionais de pedagogia, direito, economia e medicina. HD