Huambo - O reitor em exercício da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) no Huambo, João Francisco Cardoso, reiterou, terça-feira, o engajamento contínuo na pesquisa e na investigação científica focada na promoção social e económica.
O responsável falava na cerimónia de empossamento de três chefes de secção da faculdade de Medicina Veterinária e 27 novos professores, com a categoria de auxiliares e assistentes, admitidos no concurso público de ingresso externo, realizado em 2024.
Assinalou que os novos docentes vão dinamizar o processo de ensino e da pesquisa ao nível da UJES, para aumentar a componente de investigação, com o propósito de melhorar e contribuir no desenvolvimento sustentável do país.
Lembrou que o processo de pesquisa ganhou espaço na província do Huambo, numa intenção de melhorar o espírito da visão científica no contexto angolano e envolver as instituições académicas, para o fomento de programas de sustentabilidade e diversificação da economia.
Foram admitidos professores universitários para as faculdades de Economia, Direito, Agrária, Instituto Politécnico Superior, Medicina e Medicina Veterinária.
Estratégia de longo prazo “Angola 2050”
No quadro da estratégia de longo prazo ”Angola 2050”, a UJES vai priorizar os projectos assentes na construção do capital humano qualificado nas áreas de formação técnico-profissional, promoção educacional e serviços de saúde.
A diversificação da economia, através do fomento dos sectores da agricultura, pecuária, pescas, protecção das florestas, dinamização da indústria transformadora, gestão dos recursos minerais , o turismo para a segurança alimentar e abrir outras cadeias de emprego para juventude são outros programas projectados.
O ecossistema resiliente e sustentável com foco no ambiente, gestão de recursos hídricos e florestas constam, também, nas prioridades para a qualidade de vida no país.
Visão sobre a província do Huambo
Segundo estudos feitos pela UJES, a província do Huambo é uma região geo-económica importante com aptidão para a produção agro-pecuária, desde que se aplique as boas práticas e gestão dos recursos existentes, de forma responsável.
Dispõe de condições edafo-climáticas adequadas e recursos hídricos aceitáveis, assim como um conjunto de instituições de ensino secundário e superior, para além de institutos de investigação do sector agro-pecuário.
A população tem vocação agro-pecuária e está receptiva às práticas inovadoras, capazes de elevar os níveis de produtividade e desta forma melhorar a renda familiar.
Localizada estrategicamente no Corredor do Lobito, o Huambo conta com a Plataforma Logística da Caála, que fortalecerá a região de Angola com mercados globais e regionais, mas, também, aumentará a competitividade da produção nacional e os sectores essenciais, como a agricultura, indústria e a mineração. LT/JSV/ALH