Huambo - Um memorando de entendimento foi rubricado, esta quinta-feira, na cidade do Huambo, entre a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) e a Bolsa da Dívida e Valores de Angola (BODIVA) para a promoção da ciência da investigação.
O rememorado, cujos signatários foram a reitora da UJES, Virgínia Quartin, e o presidente da Comissão Executiva da BODIVA, Walter Pacheco, está direccionado, essencialmente, a formação, capacitação, estágios curriculares e a empregabilidade dos estudantes da Faculdade de Economia.
Em declarações à imprensa, a reitora da UJES, Virgínia Quartin, disse que a cooperação, a primeira do género com a BODIVA, marca a aproximação com esta instituição financeira instituída pelo Executivo e a academia, para actuação em vários domínios.
A académica solicitou os estudantes da Faculdade de Economia e não só, para melhor enfrentarem o mercado de trabalho, sobretudo, na área de actuação da BODIVA, pois o acordo prevê a criação de oportunidades de fomento do emprego.
Por seu turno, o presidente da Comissão Executiva da BODIVA, Walter Pacheco, disse que o protocolo demonstra o interesse da UJES e da instituição que dirige na promoção e reforço da qualidade e da capacidade dos estudantes, de modo a contribuírem no desenvolvimento social e económico do país.
O responsável manifestou o compromisso, a disponibilidade e o interesse da BODIVA em honrar com o memorando, tendo em conta a sua missão ligada às áreas de financiamento e investimento, para o ensino e disseminação das boas práticas, na sua área de actuação.
À margem da assinatura do memorando, foi realizado o workshop sobre “Mercados de Capitais, Finanças e Investimentos”, orientado pelo presidente da Comissão Executiva da BODIVA, Walter Pacheco, que contou com a participação dos estudantes da Faculdade de Economia da Universidade José Eduardo dos Santos e distintos membros da reitoria.
Fundada em 2009, a UJES, que conforma a V região académica do país, tem sob a sua tutela o Instituto Superior Politécnico, o Instituto Superior Politécnico, as Faculdades de Ciências Agrárias, Direito, Economia, Medicina Humana e de Medicina Veterinária.
A BODIVA, criada em 2014, funciona em cooperação com 28 instituições bancárias e oito associações corretoras. MLV/JSV/ALH