Uíge – A província do Uíge ganhou, esta terça-feira, um Instituto Técnico de Saúde, Liceu e uma escola do ensino primário, inaugurado pela ministra da Educação, Luísa Grilo.
O Instituto de Saúde e o Liceu, dois estabelecimentos de 24 salas de aula cada e vários laboratórios, foram construídos com financiamento espanhol, enquanto a escola primária (15 salas de aula) foi edificada no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Depois da inauguração do novo Instituto Técnico de Saúde do Uíge, a ministra Luísa Grilo disse haver condições para a formação teórica e prática, uma aposta que vai contribuir para a humanização dos serviços de saúde na província.
Referiu que investir no sector da saúde tem sido a aposta do Governo, desde a construção de infra-estruturas, formação de quadros para garantir a saúde preventiva e curativa, entre outros desafios.
Por sua vez, o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, reafirmou a aposta na criação de infra-estruturas de ensino para a garantir uma formação condigna aos jovens da região.
No segundo dia de trabalho na província do Uíge, além das inaugurações de escolas, a ministra efectua visitas a várias escolas dos municípios do Uíge e do Songo, sendo que no terceiro dia irá presidir um encontro com os agentes da educação.
Educação no Uíge
O Gabinete Provincial da Educação controla 783 escolas, sendo 622 escolas primárias, 81 colégios, 35 liceus, 31 complexos e 14 escolas técnicas, num total de sete mil 791 salas de aula.
No presente ano lectivo (2023/2024), a região matriculou 650 mil 829 alunos nos diferentes subsistemas do ensino geral, um aumento de 29 mil 625 em relação ao período lectivo anterior.
Em relação ao quadro docente, a província do Uíge conta com 12 mil 395 professores do ensino primário, I e II ciclos. JAR