Talatona - A União Europeia (UE) reafirmou, esta quarta-feira, em Luanda, o seu compromisso de apoiar as instituições de ensino superior (IES), em Angola, na transformação da educação para a era das tecnologias de informação.
O compromisso foi confirmado pela chefe de Cooperação adjunta da Delegação da UE em Angola, Isabel Emerson, que falava na II edição da Capacitação em B-Learning para as IES angolanas.
Emerson disse que a UE, enquanto parceira mundial para a educação, está comprometida a assistir Angola na transformação e desenvolvimento das tecnologias de informação.
Na sua óptica, a educação e as suas competências digitais vão permitir concretizar estratégias de parceria e impulsionar uma transformação digital, centrada na contribuição para o alcance dos resultados preconizados nos planos de desenvolvimento do país.
O curso, financiado pela UE, terá a duração de três dias, durante os quais vão ser abordados temas sobre a tecnologia do B-Learning, dirigido aos técnicos de 10 instituições do Ensino Superior das províncias de Benguela, Cuanza-Sul, Huíla, Luanda, Malanje e Namibe.
Na ocasião, a secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice Ceita de Almeida, considerou a capacitação dos docentes importante para para o êxito dos cursos de especialidade.
Segundo Alice Almeida, a formação em B-Learning é parte integrante do processo de transformação do ensino em Angola, para o alcance de bons resultados na ministração dos cursos de especialização.
Já a coordenadora do programa, Miriam Bachin, realçou que a acção formativa reforça as ferramentas necessárias para garantir a aptidão profissional necessária para que os interessados possam desenvolver a sua actividade laboral.
Miriam Bachin referiu que o objectivo do programa é contribuir para a diversificação da economia angolana através do apoio à formação de quadros altamente qualificados em sectores prioritários para o desenvolvimento do país.
O programa de apoio ao ensino superior é financiado pela UE, implementado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), com o apoio da agência Expertise France por um período de 60 meses (2019 -2024)
Na primeira edição, em 2022, foram capacitados 57 docentes e técnicos de seis instituições de ensino superior.
O B-Learning é uma metodologia de ensino que une elementos do âmbito on-line e off-line, a fim de gerar mais resultados no processo de ensino e aprendizagem. VS/JCB