Talatona- A Universidade Agostinho Neto (UAN) tem à disposição da comunidade académica, desde quinta-feira, um centro de Empregabilidade Francófono que vai aumentar o potencial dos quadros nacionais e estimular a criação de micro-empresas.
Iocalizado no campos universitário, a criação do espaço é uma parceria com a Agência Universitária Francófona (AUF) .
O laboratório, inaugurado pela Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Fátima Ceita, possui sala de intervenção digital com 10 computadores e tela gigante, denominada campo digital, uma de intervenção para os estudantes e outra de interligação para conectar os 70 centros que existem ao redor do mundo.
A infra-estrutura conta com um laboratório para promover a mobilidade de docentes e discentes com as mais de mil instituições do ensino superior, associadas àquela instituição francófona.
No acto inaugural, a Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Fátima Ceita, disse que os centros de Empregabilidade constituem um dos grandes projectos estratégicos da associação das universidades francofones.
A governante considerou a parceria um marco para o desenvolvimento sustentável da agenda 2030 das Nações Unidas, do programa de governação do Executivo Angolano, bem como do programa de desenvolvimento Nacional 2023-2027.
"Como se pode depreender, estamos a testemunhar um evento de interesse mútuo que, espero, venha aumentar a qualidade da formação superior e contribuir para o aumento da Empregabilidade, "disse.
A responsável parabenizou a iniciativa que vai contribuir no desenvolvimento estratégico e sustentado do capital humano, reforçando a oferta da educação e formação profissional, de maneira que os angolanos tenham mais anos de escolaridade, melhores resultados de aprendizagem e sejam mais empregáveis.
Por sua vez , o reitor da UAN, explicou que a criação de um centro de Empregabilidade e empreendedores vai apoiar a iniciativa dos jovens no sentido de desenvolver as suas capacidades.
Para o reitor, a problemática da Empregabilidade tornou-se uma pandemia lenta potencialmente da estruturante a escala global.
A Agência Universitária da Francofonia (AUF), criada há 60 anos, é hoje a principal rede universitária do mundo, com mais de 1.000 membros universidades, grandes escolas e centros de pesquisa em 120 países.VS/MAG