Ondjiva - O secretário do Sindicato Nacional de Professores (SINPROF), na província do Cunene, Augusto Baptista, manifestou-se, este sábado, preocupado com o elevado número de turmas ao ar livre.
Dados do Gabinete da Educação no Cunene indica que existem, no presente ano lectivo, duas mil e 430 turmas ao ar livre.
O responsável, que falava na abertura do V Conselho Consultivo do SIMPROF, referiu que, apesar de algumas melhorias, o sector da educação debate-se com precariedade de instituições de ensino, com o registo de um elevado número de turmas ao relento.
Augusto Baptista referiu que a preocupação vai ser apresentada às instâncias superiores, para a construção de mais instituições escolares, pois as actuais condições influenciam negativamente no sistema de ensino e de aprendizagem.
Apontou ainda a insuficiência orçamental destinada ao programa merenda escolar e o défice de professores, que rondam em dois mil 630, a não aplicação do subsídio de isolamento como situações que mais preocupa os professores.
O encontro, em que participaram mais de 30 delegados provenientes dos seis municípios, está a analisar e aprovar o relatório de balanço das actividades realizadas de Setembro de 2022 a Setembro do corrente ano e perspectivar acções para o próximo ano.
O processo de ensino no Cunene é assegurado por cinco mil 753 professores, destes quatro mil 147 estão filiados as SINPROF. FI/LHE/AC