Huambo – Trezentos alunos da 5ª classe do município do Huambo estão a aprender a língua Umbundu, no presente ano escolar, no âmbito da política do Ministério da Educação de valorização das línguas nacionais no país.
Trata-se de salas especiais do modelo piloto de implementação do ensino da língua Umbundu nas escola primárias nº 111 (bairro Benfica), nº 34 (Cidade Alta), nº 190 (sector do Belo Horizonte, comuna da Chipipa) e do colégio privado Tchissola, inserido no novo modelo de ensino da 5ª classe vigente no sector da Educação.
Em declarações, esta sexta-feira, à ANGOP, o director municipal da Educação do município do Huambo, Tiago Canana Sapalalo, disse que o projecto-piloto de ensino de língua Umbundu está a ser ministrado desde o início do ano lectivo as em três escolas públicas e um colégio privado.
O responsável disse que o processo de ensino da língua nacional decorre de forma satisfatória, na perspectiva da divulgação das línguas nacionais.
Tiago Canana Sapalalo disse que os resultados dessa acção piloto vão ditar o alargamento do processo para outras escolas, de modo abranger mais alunos no próximo ano lectivo 2025/2026, daí a necessidade de haver maior empenho e dedicação dos professores no acompanhamento dessas turmas, para obter melhores resultados.
Neste período, o sector da Educação no município do Huambo controla sete mil 142 professores do ensino primário ao II ciclo de ensino, que ministram aulas a 322 mil 117 alunos matriculados, que estudam em quatro liceus e 198 escolas do ensino primário ao II ciclo, incluindo magistérios primários e institutos politécnicos.
O município do Huambo, um dos 11 que compõem a província com o mesmo nome, tem uma população estimada em 934 mil 127 habitantes, residentes em 433 bairros, distribuídos em três comunas, Chipipa, Calima e Sede, esta última com seis sectores (Bandeira, Cacilhas, Capango, Nzaji Xavier Samacau e Vilinga). JSV/ALH