Lubango – As instalações do Instituto Superior Universitário Católico do Lubango (ISUCaL) “Mamã Muxima do Toco” foram inauguradas, segunda-feira, pelo governador da Huíla, Nuno Mahapi, e arcebispo do Lubango, Dom Gabriel Mbilingi.
O instituto, com 14 salas de aula, tem a capacidade de albergar mil e 680 estudantes e possui três laboratórios (agronomia, informática e física) e biblioteca, para além dos serviços administrativos.
A estrutura faz parte do futuro Campus Universitário Católico do Lubango, em construção numa área de 147 mil e 583 metros quadrados, projectada em 2017 para ser construída em cinco anos.
O projecto do campus é composto pelas faculdades de Ciências Jurídicas, Religiosas e da Educação, Ciências de Engenharias e Ciências Económicas e Comunicação, um Centro de Estudos e Investigação Científica (CEIC), blocos académicos, sociais, residenciais de estudantes e para docentes, secretaria e reitoria, auditório, biblioteca, laboratórios, oficinas, campos multiusos, entre outros.
O instituto na sua primeira fase vai leccionar os cursos de Direito, Jornalismo, Pedagogia em Ensino Primário, Contabilidade e Finanças, Economia, e engenharias Agrónoma, Civil, Eléctrica e Electromecânica, Design e Publicidade, Filosofia e Teologia.
A cerimónia de inauguração, antecedida de uma Missa de Acção de Graças, foi presenciada por bispos e arcebispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe (CEAST), com destaque para o seu presidente, Dom Filomeno Vieira Dias.
Ao falar das valências, o arcebispo do Lubango, Dom Gabriel Mbilingi afirmou que o instituto vai promover o conhecimento humano da comunidade, uma vez que está destinado à investigação, aprendizagem e difusão da verdade.
“A igreja mostrou sempre interesse pelas escolas, do ensino primário ao superior, pois nessas vão se abrindo as mentes dos alunos e educa-se de forma eficaz o espírito", continuou.
O governador da Huíla Nuno Mahapi agradeceu a CEAST pela iniciativa, pois a instituição vai gerar uma oferta mais diversificada de cursos para a juventude da província.
Já o director da instituição de ensiso, padre Toco, Américo Gomes, informou as inscrições de ingresso no instituto estão previstas para arrancar dia 01 de Setembro próximo.
Por sua vez o secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, que testemunou a actividade, destacou a importancia da infraestrutura, que pode vir a tornar-se num pilar fundamental na formação da juventude.
A localidade do Toco dista a 35 quilómetros da cidade do Lubango e tem uma população estimada em mais de 50 mil habitantes.