Porto Amboim – O sociólogo Paulo de Carvalho sugeriu, terça-feira, no Porto Amboim, província do Cuanza Sul, a necessidade dos professores com grau de doutoramento trabalharem nas escolas primárias, com vista a elevar a qualidade de ensino em Angola.
“É necessário ter professores com o grau de doutoramento no ensino primário, sem isto não chegamos lá”, sublinhou o docente numa palestra sobre Conquista, Oportunidade e Desafios do Ensino Superior.
Realçou que a qualidade de ensino começa na base e a maior aposta não deve ser no ensino superior.
Por outro lado, destacou que no ensino privado, na sua maioria, não se respeita as categorias que os estatutos determinam, exemplificando a categoria de professor auxiliar.
Durante a dissertação, apontou a má qualidade de ensino em níveis de formação, a proliferação dos institutos do ensino superior sem exigência da qualidade, a proliferação de cursos sem atender a procura no mercado de trabalho e o aumento do número de estudantes despreocupados com a qualidade de formação como males que enfermam o sistema de ensino.
Para o académico, a expansão do ensino superior deve ser acompanhada com qualidade, visto que há muitas interrogações neste sentido.
Demonstrou o raking das 10 universidades de Angola em África, sendo liderada pela Universidade Independente de Angola na 400º posição, seguida da Universidade Agostinho Neto na 432º e por fim a Universidade Katyavala Bwila na 740º. LC/ART