Uíge - O secretário-geral do Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF), Admar Francisco Jinguma, esclareceu, este sábado, na cidade do Uíge, que estão a trabalhar com o Governo para o pagamento de subsídio de isolamento aos professores que ainda não beneficiam desse incentivo.
Sem avançar o número de professores sem subsídio, o sindicalista, que participou hoje na assembleia de renovação de mandatos do SINPROF no Uíge, admitiu apenas que muitos associados colocados em zonas recônditas estão nessa condição.
Em função disso, "a intenção do SINPROF é resolver o mais rápido possível essa situação que afecta professores de diferentes níveis de ensino", disse.
A mobilidade dos professores, dificultado pelo mau estado técnico de algumas vias que dão acesso às comunas, foi outra preocupação apresentada no encontro, assim como a actualização de categorias dos professores.
Uíge reelege secretário provincial do SINPROF
O professor Amândio Vieira Simão foi reconduzido ao cargo de secretário provincial do SINPROF no Uíge com 64 votos a favor, nenhum contra, cinco abstenções e votos nulos.
Para mais um mandato de cinco anos (2024/2029), Amândio Vieira Simão disse que vai apostar na construção de delegações do SINPROF nos 16 municípios da província do Uíge, consolidação da classe e inserção de mais membros.
Em relação à construção, o responsável disse que já existe um espaço para a construção da sede provincial.
No encontro, o chefe de Departamento de Inspecção do Gabinete Provincial da Educação do Uíge, Agostinho Nsesi, solicitou aos membros do sindicato maior comprometimento, sobretudo, nas questões comuns da classe.
O sindicato é um parceiro importante do sector da educação, tendo reconhecido o trabalho da agremiação para a melhoria das condições sociais dos professores, reconheceu.
A II Assembleia Provincial de Renovação de Mandatos, que decorreu sob lema "Unidos e Fortalecidos Transformemos o SINPROF para Melhor Servir", enalteceu a união no seio da organização, assim como recomendou uma gestão sustentável e participativa. JAR