Menongue - Pelo menos 174 carteiras escolares, quatro mesas e um quadro preto furtados e recuperados pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Menongue, capital do Cuando Cubango, foram entregues hoje, quinta-feira, à direcção do Gabinete Provincial da Educação.
Os meios foram recuperados nos bairros Castilho, Tchivonde, Paz e Cazenga, arredores da cidade de Menongue, através de quatro micros operações realizadas pelo SIC nos últimos dias, enquadradas no âmbito da 3ª fase da Operação Carteira.
Em declarações à imprensa, no acto de entrega, o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Cuando Cubango, Francisco Calei, assegurou que a operação vai continuar, pelo que aconselha os cidadãos que possuem carteiras e outro material escolar no sentido de entregarem voluntariamente ao órgão.
A próxima operação, que terá a duração de quatro dias e inicia no dia 5 do próximo mês de Dezembro, será uma recolha coerciva e os indivíduos a serem implicados serão detidos e apresentados ao Ministério Público.
Na recepção do material recuperado, o director do Gabinete Provincial da Educação, Inácio José Samba, reconheceu o trabalho que tem sido realizado pela Polícia Nacional, recordando que há duas semanas o sector que dirige recebeu, do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), 242 carteiras escolares.
Referiu que o material recuperado encontrava-se nas escolas, tendo sido furtado por meliantes, e será distribuído para as existentes no município de Menongue com carência, uma vez que muitas instituições foram apetrechadas no momento das inaugurações, mas que sofreram subtracção.
Solicitou da população e das autoridades tradicionais união e vigilância na preservação de todos os meios que o Governo coloca nas escolas para o seu benefício, numa altura em que semanalmente assiste-se, nos nove municípios do Cuando Cubango, vandalização das instituições escolares, por falta de segurança.
Em relação à segurança, os actuais nove municípios do Cuando Cubango precisam, de acordo com o responsável, cerca de dois mil agentes. ALK/FF/PLB