Menongue - Trinta professores disciplinas de Biologia, Física e Química do Complexo Escolar Hoji-Ya-Henda, em Menongue, capital do Cuando Cubango, participam desde hoje, terça-feira, num seminário de capacitação, para elevar as suas competências teóricas e práticas.
Em cinco dias, o evento vai capacitar os docentes, sobre as formas de manuseamento dos laboratórios de Biologia, Física e Química, instalados recentemente na instituição de ensino.
Do conteúdo do seminário, constam temas ligados à mecânica, termodinâmica, electromagnetismo, identificação entre a célula animal da vegetal numa gota de água, pigmentos fotossintéticos, plantas superiores e inferiores, células bucais, entre outras questões com intuito de melhorar o processo contínuo de ensino e aprendizagem.
Na abertura do certame, o director do gabinete da Educação no Cuando Cubango, Inácio José Samba, disse que a formação destinada aos professores do ensino secundário visa de capacitá-los para que sejam munidos de ferramentas necessárias, na perspectiva do alcance dos resultados desejados nas disciplinas afins.
Afirmou que as práticas de laboratórios são conjunto de normas e procedimentos que visam minimizar riscos para os usuários, ambiente e património.
Recordou que o docente deve ensinar e instruir conhecimentos aos alunos, compartilhar informações, corrigir, apresentar caminhos e possibilidades, pelo que espera maior dedicação, empenho, abnegação, trabalho de equipa e comprometimento ao longo do seminário de capacitação. ALK /FF/ALH