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Secretário de Estado quer melhor utilidade do mestrado de Educação de Infância

     Educação              
  • Huíla • Segunda, 27 Fevereiro de 2023 | 16h18
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Eugénio Silva - secretário de Estado do Ensino Superior
Eugénio Silva - secretário de Estado do Ensino Superior
Belarmina Paulino-ANGOP
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Cerimónia de abertura no ISCED/Huíla
Cerimónia de abertura no ISCED/Huíla
Belarmina Paulino-ANGOP

Lubango - O secretário de Estado para o Ensino Superior,  Eugénio Silva, defendeu hoje, segunda-feira, no Lubango, a necessidade do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED) aproveitar melhor o curso de Mestrado em Metodologia  em Educação de Infância, para a melhoria da qualidade da educação e do ensino no país.

A preocupação foi  manifestada hoje, segunda-feira, na abertura da segunda edição do curso de Mestrado em Metodologia de Educação de Infância, dirigido a 30 candidatos, todos professores.

Trata-se de uma parceria entre o Governo de Angola, o ISCED-Huíla e a Universidade de Aveiro, em Portugal, que terá a duração de dois anos,  para a posterior assegurar a formação de educadores de infância e do ensino primário.

Segundo o secretário de Estado é um programa de bandeira do Executivo, estabelecido para contribuir para a melhoria global da  qualidade da educação e ensino em Angola, cuja visão é assegurar que todos os docentes tenham as competências necessárias para que possa ser possível dar resposta ao desiderato.

De acordo  com Eugénio Silva, o êxito desse curso não depende apenas da existência de boas condições infra-estruturais, nem do bom desempenho dos docentes, embora sejam variáveis importantes, sem o compromisso e a dedicação dos estudantes os resultados a obter podem não ser os desejados.

Por isso, continuou, é necessário o empenho, que os estudantes se dediquem, na perspectiva de adquirirem e consolidarem os conhecimentos e as competências que os farão bons profissionais e reforçar a dimensão ética do labor académico, sem os quais os resultados de nada valerão.

Sublinhou  ser  preciso resgatar  o  sentido do rigor e a exigência, como forma de contribuir para a salvaguarda da integridade  académica, que deve ser a marca de qualquer instituição do Ensino Superior.

“Um dos eixos deste programa é a melhoria da qualidade dos cursos de formação inicial de educadores de infância e de professores ao nível de graduação e pós-graduação, pelo que este mestrado assegurado pelo ISCED-Huíla é um contributo importante para  expor mais formadores qualificados, capazes de formar os educadores de infância que o sistema educativo carece”, sublinhou Eugénio Silva.

Destacou que  o percurso será desafiante e marcado por muito trabalho, logo, é  importante o empenho, partilha  de  saberes e experiências, pois é  a partir desse curso que se produzem  aprendizagens relevantes.

Por sua vez, o secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias José, realçou que para o Ministério de Educação é fulcral garantir que os alunos, a todos os níveis, possam ter acesso a aprendizagem de qualidade, que  será possível somente se os professores que estão nas salas de aula estiverem devidamente qualificados para assumir a função docente.

“É por isso que ao nosso ver, esta segunda edição do Curso do Mestrado em Metodologia de Educação de Infância é também um grande passo, por tudo quanto representa, uma forma de garantir um homem novo para a educação, o ensino e uma transformação curricular, didáctica naquilo que é a preparação dos futuros docentes e neste caso particular dos futuros educadores de infância”, frisou.

Entretanto, a vice-governadora da Huíla para o sector Político, Económico e Social, Maria João Chipalavela, realçou que esse mestrado “representa a concretização de um sonho” idealizado há anos e todos devem se sentir integrados.

Segundo a responsável, os candidatos terão agora a clareza na definição das finalidades, objectivos educacionais, os meios e técnicas para o desenvolvimento do quotidiano e da pedagogia de infância, na organização da formação e no desenvolvimento de investigação.

Na primeira edição do Mestrado em Metodologia e Educação de Infância foram formados 15 mestres, dez dos quais foram absorvidos para  preencher  o quadro docente  ISCED-Huíla e leccionarem  os cursos de Educação de Infância e Ensino Primário, que surgiram em  função da descontinuação dos cursos de Psicologia e Pedagogia.

O curso enquadra-se na medida número 18 do Programa Nacional de Formação e Gestão Docente, aprovado por Decreto Presidencial nº 205/18, de três de Setembro  e visa a  formação de formadores de Educação  de Infância nos cursos de formação inicial, que  no ensino superior qualifica e habilita profissionalmente educadores de Infância. BP/MS





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